Ser mais proativo no trabalho ou nos estudos pode lhe ajudar a atingir novos patamares. É com essa iniciativa, diante das situações, que você consegue encontrar novas soluções e alternativas para lidar com problemas, por exemplo. Mas, como exercitar essa habilidade, todos os dias, e garantir que a proatividade se torne uma qualidade sua? Para isso, veja esse conteúdo até o fim!
Antes de qualquer coisa, se você chegou até aqui buscando uma “pílula mágica” para desenvolver-se e ser mais proativo, temos uma notícia ruim: isso você não encontrará. Afinal, para ser proativo é preciso dedicação, motivação e força de vontade, e isso deve partir de você.
Além disso, é indispensável que você saiba analisar quais atitudes suas estão fazendo com que você fique “parado”, a fim de quebrar este ciclo ruim. Pensando nisso, trouxemos algumas sugestões que, alinhadas à prática de autoconhecimento, podem lhe ajudar a ir mais longe. Veja:
Seja no trabalho ou nos estudos, quando você estiver diante de um projeto ou de alguma nova atividade, preveja mais de um caminho a ser seguido. Isto é, não responda rapidamente a um questionamento, mas sim, pondere sobre as diferentes oportunidades que ele pode estar lhe trazendo. Quer um exemplo? Veja:
Certamente você tem atividades que se repetem, dia após dia. Por conta dessa repetição, você pode acabar agindo no piloto automático, não desempenhando a sua função de uma maneira “grandiosa”. No entanto, se você quer ser mais proativo, comece a ponderar sobre novas formas de executar as suas tarefas e comece a agir diferente.
Todos temos atividades que são desnecessárias, dentro de nossas rotinas. Faz parte do ser humano. Porém, saber enxergá-las e eliminá-las é fundamental para ser mais proativo. Para isso, pense no que pode estar roubando a sua criatividade e produtividade, por exemplo, e trabalhe em prol da “quebra” deste problema.
Novamente, reiteramos que o piloto automático pode fazer com que você nem se dê conta das suas atitudes ao longo do dia. Portanto, comece a refletir mais sobre as suas ações e analise o que pode estar funcionando bem e o que necessita de mudanças.
Assim, você conseguirá ser mais proativo a partir do momento em que terá mais insights e enxergará novas maneiras de agir no trabalho e nos estudos.
Lembre-se que a sua criatividade é fundamental para ser mais proativo. Portanto, procure exercitá-la:
Unindo todas essas dicas e incluindo-as em sua rotina, certamente você conseguirá ser mais proativo. Bom desenvolvimento para você!