Independente do seu cargo ou trabalho, aprender a ser mais assertivo com o chefe pode lhe ajudar a ter uma atmosfera corporativa mais positiva. Afinal, é por meio dessa forma de se expressar diante do chefe que você conseguirá:
Por isso, convidamos você para ver as nossas dicas de hoje sobre esse tema importante. Vamos lá?
Não existe fórmula mágica de como ser mais assertivo com o chefe. É preciso aprender a se comunicar adequadamente, a fim de criar relações interpessoais saudáveis no trabalho.
Portanto, compreenda que as nossas dicas precisam ser postas em prática de acordo com a sua rotina, além de que elas devem acontecer de forma frequente, e não apenas em um momento específico.
Ou seja, elas devem fazer parte da sua rotina para que a sua comunicação com o chefe seja mais assertiva. Veja:
Não há chance de você ser mais assertivo com o chefe se, simplesmente, não souber o que realmente quer falar.
Ou seja, não adianta apenas querer negar algo do seu chefe. Mas sim, é preciso pensar no porquê e no como. Em outras palavras, é preciso ter na sua mente quais são os apontamentos que são importantes e que devem ser apresentados ao chefe.
Depois de compreender o que você realmente quer falar para o seu chefe, pense na melhor forma de expressar-se. Cuidado para não parecer uma pessoa muito arrogante, por exemplo, na hora de dizer não ao chefe.
Aqui, o melhor caminho é pensar de maneira empática: imagine que você está na posição do chefe e ouvirá o que você mesmo tem a dizer. Assim as suas palavras tenderão a ser mais amenas e adequadas.
Se você quer apresentar algo que vai contra as ideias do seu chefe, lembre-se de se preparar com bons argumentos e dados concretos. Afinal, não dá para querer partir apenas do achismo, concorda?
Depois de apontar o seu ponto de vista e assim conseguir ser mais assertivo com o chefe, lembre-se de que ele vai querer falar também. Isso quer dizer que você deverá ouvir o que ele tem a lhe apresentar, a fim de entender o outro lado da história.
Essa escuta ativa é fundamental no processo de diálogo e pode ajudar vocês dois a chegarem em um acordo de benefício mútuo.
Por fim, considere que nem sempre as coisas vão acontecer como você deseja. Isso significa que, embora você possa ser mais assertivo com o chefe, às vezes você terá que ceder algumas coisas. Assim como ele mesmo também terá que ceder de vez em quando.
O ideal, aqui, é sempre levar em conta o equilíbrio: ninguém “passa por cima” de ninguém e, por meio do diálogo, os caminhos podem ser escolhidos de forma mais justa.