Saúde e Bem Estar

Como se recuperar de uma entrevista de emprego ruim?

Ter força para se recuperar de uma entrevista de emprego ruim é algo um pouco difícil, a gente sabe. Mas, também sabemos que não é algo impossível. Afinal, quem nunca teve um dia ruim e, coincidentemente, esse dia ruim foi o mesmo de uma entrevista? Pois é!

Por isso, unimos algumas dicas que podem ajudar você a lidar com a sensação de angústia que esse tipo de cenário pode gerar. Acompanhe e fique por dentro.

Como se recuperar de uma entrevista de emprego ruim?

Precisamos de um tempo para se recuperar de uma entrevista de emprego ruim. Não é algo que apresenta uma solução mágica que faz com que nos sintamos 100%, de uma hora para outra.

Sendo assim, considere as nossas dicas abaixo como um ponto de partida para a reflexão e “recuperação”, digamos assim. E não como um passo a passo imutável e mágico, ok?

Vamos lá!

1. Dê um tempo para você viver o seu “luto”

Não queira se fazer de forte quando, por dentro, você se sente machucado por conta do “fracasso” vivido. Portanto, dê um tempo para que seja possível viver o seu luto.

É neste tempo que você conseguirá pensar mais sobre o assunto e, quem sabe, colocar as ideias nos lugares corretos, minimizando a sensação de fracasso.

Viver um luto pode ser dolorido, mas, é fundamental para que gastemos a nossa dor de uma forma saudável.

2. Lembre-se de que todo mundo pode ter um dia ruim

Considere o fato de que todo mundo pode ter um dia ruim, e esse dia ruim pode coincidir com o mesmo da entrevista. Portanto, não fique se julgando ou se punindo tanto por isso. Afinal, se você estava em um dia ruim, é mais válido aceitar esse ponto e pronto.

Quanto antes aceitamos que nem sempre somos 100% bons no que fazemos, melhor é. Pense sobre isso.

3. Uma entrevista ruim não é algo imutável

Não crie, na sua mente, a ideia de que todas as suas entrevistas serão ruins a partir de agora. Não é assim que a vida funciona, não é mesmo?

Nós sempre podemos aprender, crescer e nos desenvolver diante das variáveis da vida. E quando percebemos que temos esse potencial de aprendizagem, deixamos de ser tão cruéis com nós mesmos.

4. Você não precisa ser perfeito

Não queira ser perfeito em tudo o que você faz. Primeiro porque essa perfeição não existe, segundo porque essa tentativa de ser perfeito apenas fará com que você acabe esgotando a sua mente e se sobrecarregando.

Por isso, respeite os seus limites e entenda que você possui sim pontos fortes e fracos, e você pode trabalhá-los, mas sem visar a perfeição.

5. Busque novas oportunidades e aprenda com os “erros”

Errou durante a conversa com o recrutador e quer se recuperar de uma entrevista de emprego ruim por isso? Então é hora de aprender com os seus erros.

Faça uma autoanálise e descubra o que você poderia ter feito e o que poderia ter deixado de dizer. Assim você se prepara para novas oportunidades de entrevistas que surgirão no futuro.