Hoje trouxemos algumas dicas de como se preparar para o concurso TJ SP. Ainda mais, para quem está estudando para prestar o certame este ano.
Após a divulgação do edital, saiba que é hora de se organizar e preparar uma rotina sólida de estudos. Assim, com o esforço necessário, pode ser o ingrediente ideal para garantir uma boa colocação.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ser muito úteis para quem se inscreveu, para conquistar uma das vagas disponíveis no concurso TJ SP.
Então, se você faz parte desse time, não deixe de acompanhar até o final. Assim, saiba como se preparar para esse concurso tão importante para os moradores de São Paulo.
Matérias cobradas no concurso TJ SP
Para o cargo de servente serão aplicadas provas objetivas, e a distribuição ocorre em três blocos com as seguintes matérias:
- No Bloco 1: Língua Portuguesa;
- No Bloco 2: Conhecimentos em Direito;
- No Bloco 3: Conhecimentos gerais, como informática, atualidade, matemática e raciocínio lógico.
Além disso, outros testes serão aplicados no concurso TJ SP. Por exemplo, avaliações para saber se o candidato é capaz de identificar regularidades em uma sequência, seja numérica ou figural.
Algumas práticas que fazem a diferença
Depois que o edital do certame é divulgado e com as informações mais relevantes a respeito da prova, é interessante buscar uma rotina de estudos mais dinâmica.
O primeiro passo é fazer uma leitura, na teoria, a respeito de todos os pontos do edital. Feito isso, é hora de focar na prática.
Nesse momento, o ideal é buscar exercícios aplicados pela banca organizadora em edições passadas ou em outros concursos.
Assim, você pode conhecer melhor o perfil da banca, bem como o estilo, as questões e os temas mais recorrentes.
Dessa forma você pode ter mais eficiência, além de economizar tempo na hora de avançar nas etapas de sua preparação.
Dicas para se preparar para o concurso TJ SP
Em seguida, após saber quais são as matérias presentes na prova e a forma de organizar seus estudos, vejamos algumas dicas que te ajudarão a se preparar para o concurso TJ SP.
Com tamanha concorrência, o ideal é abranger todos os pontos do edital para garantir uma preparação mais completa. Por isso, veja algumas dicas a seguir:
1. Faça simulados para se preparar para o concurso TJ SP
Na hora de se preparar para um concurso, entender a dinâmica das provas e a banca organizadora são itens fundamentais.
Por isso, depois de buscar exercícios da banca, procure por simulados. Aliás, dê preferência para aqueles que tragam a maior similaridade possível com as provas do certame.
Além de ajudar você a se preparar para o dia das provas, essa prática também garante uma maior fixação dos conteúdos.
2. Tenha um tempo de descanso
Por ter grande procura, as provas do concurso TJ SP costumam demandar uma boa dose de preparação e um longo tempo de estudos e dedicação.
Contudo, separar um tempo para o descanso também é fundamental. Ainda mais, para quem deseja obter um ótimo desempenho na hora de responder às questões.
Por isso, reserve ao menos um dia de semana para descansar, sair e respirar com calma. Pois, assim evitará a sobrecarga e o estresse desnecessário.
3. Conheça a prova prática
A prova objetiva é sempre causa de maior receio dos candidatos que acabam demandando um tempo maior para os estudos dessa fase.
Contudo, outras fases como a prova prática, por exemplo, também são indispensáveis para conseguir a aprovação.
No caso do concurso TJ SP, ela será realizada em duas atividades de formatação e digitação de texto no MS Word, na versão 2016 ou superior.
Por isso, vale a pena tirar um tempo em seu cronograma de estudos para praticar esse tipo de atividade.
4. Fique de olho nas datas e horários
Por último, outro problema bastante comum entre os candidatos de concursos é focar apenas nas matérias e pontos do edital. No entanto, se esquecem de conferir o horário e o local das provas.
Um atraso ou a falta de planejamento podem comprometer todo o seu desempenho no dia da prova. Até mesmo para quem se preparar perfeitamente.
Por isso, confira o edital e marque em sua agenda a hora, o local e data exatos da aplicação das provas para evitar problemas na hora e no dia.
Coloque essas dicas em prática, comece já a se preparar para o concurso TJ SP e conquiste um cargo desse órgão tão respeitado em nosso país.