Você já parou para pensar sobre como se comportar em uma reunião de trabalho? Já analisou como tem sido o seu comportamento, e até o de outras pessoas? Bom, talvez este seja um bom momento para isso. 🙂
Dessa maneira, convidamos você para seguir em nosso conteúdo de hoje e assim se atentar a detalhes importantes sobre o tema. Acompanhe!
Saber se comportar em uma reunião de trabalho de uma forma profissional e qualificada pode fazer toda a diferença na sua carreira.
É claro que não queremos dizer que você deve simplesmente deixar toda autenticidade de lado, agindo de uma forma mecânica e padronizada.
Mas sim, queremos que você reflita sobre alguns comportamentos que podem estar prejudicando você, enquanto outros podem servir de alicerce para um crescimento em longo prazo.
Vamos lá?
Sim, a sua aparência também deve ser levado em conta. É claro que não devemos reduzir uma pessoa ao que ela veste, mas a verdade é que as nossas vestimentas também dizem muito sobre nós.
Por isso, foque em se vestir de uma forma adequada a ocasião, a fim de passar uma imagem de pessoa mais organizada e focada.
Apesar de a “atenção flutuante” ser bem interessante, as anotações também podem trazer efeitos positivos. E elas podem acontecer de duas formas: enquanto o outro fala, ou apenas mais para o fim da reunião, quando é feita a recapitulação do que foi visto.
Essas anotações vão lhe ajudar no dia a dia da sua atuação.
Seja paciente e saiba ouvir o outro!
Infelizmente vemos muitas pessoas sempre correndo contra o tempo e com dificuldades para manter uma escuta ativa. Porém, se você quer saber mesmo como se comportar em uma reunião de trabalho, foque em ouvir o outro.
Ouça atentamente e não deixe com que os seus preconceitos atrapalhem a absorção de informações.
Sempre fale e explane as suas opiniões no momento propício. Assim, jamais interrompa o que outra pessoa está falando e apresentando – isso pode “queimar” a sua imagem profissional!
Da mesma forma que você deve respeitar o tempo de fala dos outros, esteja atento à maneira como você se comunica. Seja uma pessoa objetiva e coerente, e evite contradições.
Para isso, pense no que vai ser dito e não deixe para refletir sobre a sua colocação apenas depois de falá-la. Embora a associação livre seja interessante para a criatividade, uma reunião pode requerer apontamentos mais concisos e já elaborados. A não ser que a reunião exija essa tempestade de ideias.
Por fim, esteja sempre atento a sua linguagem corporal, pois ela é igualmente importante às outras dicas que demos. Para isso, foque na sua postura, no seu tom de voz, na forma como você olha para as pessoas, etc.
Assim certamente você estará por dentro de como se comportar em uma reunião de trabalho. 🙂