Quando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vence, deve ser rapidamente renovada. Isso porque dirigir com o documento vencido após 30 dias é considerado uma infração gravíssimas, que além de pontos na carteira gera uma multa considerável.
Desta forma, para evitar ser prejudicado por causa de atrasos, é necessário se manter atento aos prazos de renovação do documento. Condutores com até 65 anos precisam renovar a CNH a cada cinco anos, os que possuem idade maior, tem até três anos para realizar o procedimento.
Quando renovar a CNH?
O condutor pode solicitar a renovação da CNH a partir de 30 dias para o vencimento do documento, e além disso, o cidadão pode conduzir o veículo por até, no máximo, 30 dias após o vencimento.
Quanto custa renovar a CNH?
Os valores variam conforme o estado brasileiro, mas em geral, gira em torno de R$ 80 a R$ 150. Além disso, o Detran costuma cobrar uma taxa adicional referente ao envio do documento pelos Correios. Isso pode ser consultado no órgão de cada estado.
Onde renovar a CNH?
Como no processo de primeira habilitação, o Detran de cada estado é responsável pela renovação. Em algumas ocasiões, a CNH pode ser atualizada no Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) ou em locais que prestam serviços públicos de documentação. No mais, há possibilidade de renovar o documento pela internet.
Qual documentação necessária?
O condutor deve levar sua CNH atual e o protocolo de agendamento no dia anteriormente marcado. Caso seja necessário alterar alguma informação, como endereço, nome de casos, entre outros, será preciso apresentar o RG, CPF, certidão de casamento ou comprovante de endereço atualizado.
Contudo, também é necessário ter em mãos o exame médico e o comprovante de pagamento da taxa. A consulta da documentação exigida pode ser realizada no site de cada Detran.