Saúde e Bem Estar

Como prevenir a ansiedade no home office?

Saber como prevenir a ansiedade no home office é uma peça-chave para garantir a qualidade de vida nesse ambiente. Até porque o trabalho, por si só, pode ser desgastante, mas, a junção dele com a vida em casa pode tornar a situação ainda pior, pelo menos para algumas pessoas.

Sendo assim, neste texto nós frisamos algumas considerações que poderão ser interessantes para você, na hora de lidar com as suas emoções no home office. Acompanhe.

Dicas de como prevenir a ansiedade no home office

As dicas abaixo são relativamente simples, o que fará com que você consiga colocá-las em prática de uma forma fácil.

Entretanto, caso ainda se sinta inseguro em algumas situações, foque em fazer pequenas mudanças gradativas. Isso irá acalmar a sua mente e fazer com que você vá se adaptando ao home office, mesmo que aos poucos.

Para tanto, acompanhe os apontamentos abaixo e veja quais deles poderão ser úteis para o seu caso:

1- Estabeleça uma rotina de trabalho

Tenha uma rotina de trabalho que seja organizada e cumpra-a. Isto é, nada de trabalhar 10 horas seguidas em um dia, depois 6, noutro 12… Isso gerará uma sensação de ansiedade muito grande, afinal, a imprevisibilidade, nesse caso, cria uma insegurança em nossa mente.

Portanto, estabeleça um horário para iniciar o seu trabalho e para findá-lo. E, mais do que isso, torne-se uma pessoa mais regrada a ponto de levar isso em consideração todos os dias. Salvo em momentos de imprevistos, é claro.

2- Prepare um ambiente calmo para o seu trabalho

O seu ambiente de trabalho também precisa ser bem preparado. Por meio dele você pode instigar o seu bem-estar e assim prevenir a ansiedade no home office. Veja algumas dicas:

  • O seu ambiente de trabalho precisa ser limpo e organizado.
  • Você pode apostar em uma mesa adequada para caber todos os seus materiais de trabalho.
  • O espaço precisa ser bem ventilado e o mais silencioso possível.
  • A iluminação deve ser adequada.
  • Entre outras medidas que possam lhe ajudar a se sentir mais confortável.

3- Faça pausas durante as suas atividades de trabalho

As pausas também são importantes para prevenir picos de estresse e ansiedade. Se você estiver se sentindo muito angustiado por conta de alguma situação específica, considere dar uma pequena pausa para arejar a mente. Levante-se, tome um suco, uma água, olhe pela janela, respire fundo.

4- Pratique hábitos saudáveis em sua rotina

Lembre-se de que para prevenir a ansiedade no home office é importante cuidar da sua rotina como um todo. Para isso, invista em hábitos saudáveis na sua rotina, como exercícios, uma boa alimentação e um sono de qualidade.

5- Não se sobrecarregue e saiba pedir ajuda

Não adianta querer aceitar todo e qualquer tipo de trabalho, se este tornar a sua rotina inviável. Em paralelo a isso, não tenha medo de pedir ajuda a algum colega, quando perceber que a rotina se tornou desgastante demais para você.

6- Coloque-se em primeiro lugar em sua vida

Seja a sua prioridade. Não deixe o trabalho acima do seu bem-estar. E foque em atividades que lhe gerem prazer e felicidade. Isso também ajudará na hora de prevenir a ansiedade no home office.