Afinal, como plantar batata em vaso? Esse tipo de planta é muito útil de se ter em casa, já que se trata de um alimento que costumamos ter sempre à mesa. Se você quer aprender como plantar e cultivar da maneira certa, então veja as nossas dicas incríveis. Hoje, 21 de fevereiro, vamos te ensinar.
Aprenda como plantar batata em vaso
A batata está presente na maioria das mesas do mundo todo. Muito versátil na cozinha, podendo ser consumida frita, assada, cozida, ela é base para muitas receitas. Por isso, não faltam atributos positivos para ela.
Poder colher as batatas e prepará-las fresquinhas, parece uma realidade distante para quem não mora no sítio ou, pelo menos, para quem não mora em uma casa com quintal grande.
Mas, isso não é verdade! Vamos te ensinar, passo a passo, como cultivar batata em vaso, para você ver como é possível para qualquer um ter sua própria plantação de batatas! Quer saber tudo sobre batatas e como cultivá-las no vaso? É só continuar lendo!
Saiba mais sobre a batata
A batata (Solanum toberosum) é da mesma família que a berinjela e o tomate, ou seja, as solanáceas. Ela é originária da região dos Andes, na América, e foi disseminada pelo mundo todo pelos colonizadores europeus. Fazendo trio com o trigo e o arroz, é um dos três alimentos mais importantes e completos da tabela nutricional.
A batata é rica em carboidratos, possui pouca gordura e, ainda é fonte de vitaminas, principalmente a C.
Primeiro passo: escolha o vaso
O primeiro passo é a escolha do vaso. Ele precisa ter, pelo menos, 30 cm de profundidade e comportar cerca de 10 kg de terra.
O vaso para plantar batata tem que ser preparado de maneira especial:
- Você precisará de dois vasos: um sendo um pouco menor do que o outro;
- Pegue o vaso menor e corte as laterais dele, deixando apenas algumas tiras verticais de plástico intactas para dar sustentação;
- Certifique-se de que haja furos na parte de baixo dos dois vasos, para o excesso de água escorrer;
- Encaixe o vaso menor no maior.
Isso vai ajudar você a acompanhar o desenvolvimento dos tubérculos e facilitará a colheita.
Segundo passo: preparo das batatas
As sementes da batata são as próprias batatas. Para plantá-las, você deve esperar que elas brotem. É só deixá-las por alguns dias na geladeira e você verá crescer uns “olhos” na casca. É necessário que os brotinhos já estejam soltando raízes para plantá-las.
Caso haja muitos brotos, você deve cortar as batatas para não haver excesso de plantas no vaso, afinal, isso geraria muita competitividade pelos nutrientes.
Para isso, corte as batatas e espere que os cortes estejam completamente secos antes de plantá-las. Uma dica é aplicar canela em pó, que é um cicatrizante natural, nos locais dos cortes.
Terceiro passo: preparo da terra
Para promover o crescimento saudável da batata, você deverá preparar bem a terra para recebê-la. O ideal é misturar um substrato de boa qualidade com adubo orgânico, que pode ser de cascas de ovos, esterco de curral, seco e peneirado, húmus de minhoca ou fertilizante granulado NPK 04-14-08. Uma dica é adicionar cinzas de churrasqueira a essa mistura, pois ela ajuda na formação dos tubérculos.
Lembre-se de colocar pedra brita, cascalho, argila expandida ou manta de bidim no fundo do vaso, antes de enchê-lo com a terra. Isso servirá para drenar o excesso de água e evitar que as raízes apodreçam.
Quarto passo: plantar as batatas
Encha o vaso até a metade com a terra que você preparou. Coloque as batatas com os brotinhos virados para cima a uma distância de, mais ou menos, 10 cm² umas das outras. Cubra com terra. Após 30 dias, coloque o restante da terra até encher completamente o vaso.
As batatas levam entre 30 e 50 dias para se desenvolver. Durante esse tempo, os brotinhos não devem ficar expostos à luz, para evitar que os tubérculos fiquem esverdeados e impróprios para o consumo.
Depois desse tempo, a batateira precisará de 4 horas de luz solar por dia, em horários de temperaturas mais amenas. O local ideal para deixar seus vasos de batatas deve ser iluminado e fresco, onde faça frio à noite. É nessas condições que a batata se desenvolve melhor.
Aliás, o outono e o inverno são as estações mais indicadas para plantar batata em vaso!
Molhe a planta o suficiente para que a terra fique sempre meio úmida. Não deixe a terra secar, mas não coloque água em excesso.
Quinto passo: hora da colheita!
Após 14 a 16 semanas, a batata estará pronta para ser colhida. Observe a coloração das folhas. Quando elas começarem a amarelar, erga o vaso menor de dentro do maior para avaliar se já estão boas.
É importante que você esteja sempre de olho no seu vaso de batatas. Cuide para que não haja formigas cortadeiras e outras pragas. Caso isso aconteça, procure um profissional para que ele indique o melhor tratamento.
E é isso! Basta seguir esses passos e você terá batatas saudáveis e fresquinhas direto da terra para sua mesa! Mãos à obra e boa sorte!