Pedir feedback para o chefe pode fazer com que você melhore o seu desempenho no trabalho de uma forma muito exponencial. Isso porque, muitas vezes, temos vícios em nossas ações e atitudes cotidianas, que nos impedem de encontrar caminhos novos e promissores.
Com a ajuda do feedback, esses “vícios” podem ser quebrados. Passamos a ouvir novos pontos de vista e experimentamos estratégias diferentes das quais estamos acostumados.
Para isso, é necessário solicitar o feedback no momento adequado. Veja como fazer!
Para pedir o feedback para o chefe é preciso apostar em um momento oportuno para isso. Além disso, lembre-se de que ao solicitar o feedback é possível que você receba críticas, e não apenas elogios. Portanto, cuidado para não se iludir imaginando que ouvirá apenas coisas “positivas” sobre o seu trabalho, ok? Isso é fundamental para garantir um fluxo interessante na sua conversa.
Dito esses pontos, veja agora algumas dicas que podem lhe ajudar a solicitar o feedback no momento adequado:
Como dito acima, é fundamental que você solicite o feedback em um momento adequado. Ou seja, não peça a opinião do seu chefe no meio do corredor, ou em um momento que ele estiver com pressa ou irritado, por exemplo. Mas sim, peça para marcar uma conversa rápida, sempre dando a entender que do que se trata essa conversa. Assim você não cria aquela “curiosidade” ruim no seu chefe, ok?
Quando você for ouvir o feedback do seu chefe, esteja preparado para ouvir algumas críticas. Como também já mencionamos, não crie aquela barreira ilusória de que apenas receberá elogios. Afinal, se essa fosse a ideia do feedback, para quê solicitá-lo? Apenas para massagear o ego?
Criar essa expectativa de que ouvirá apenas coisas positivas é perigoso e pode gerar a frustração no trabalho. Esteja preparado, portanto, para aprender.
As críticas construtivas fazem parte da vida de qualquer pessoa. Por isso, esteja preparado para ouvi-las e não tente ficar confrontando ou discutindo com o seu chefe. Ouça o ponto de vista dele, explane o seu com tranquilidade e absorva os ensinamentos dos pontos negativos trazidos por ele.
Procure anotar as informações. Não use o feedback apenas para receber elogios (nós já frisamos isso algumas vezes, porque é importante). Mas sim, anote quais apontamentos de melhorias foram feitos, para poder colocá-los em prática mais tarde e assim desenvolver a sua carreira de uma maneira sólida.
Para finalizar a conversa, agradeça o seu chefe pelo feedback e aproveite a oportunidade de crescer. Acredite, se ele foi sincero com você é porque sabe que com essas informações você poderá se desenvolver e crescer muito mais. Use isso ao seu favor!