Organizar a rotina de estudo remoto pode ser um verdadeiro desafio para muita gente. Porém, essa organização é de suma importância para que o sucesso acadêmico seja alcançado. Por isso, neste conteúdo nós apresentamos algumas sugestões que podem ser úteis para você. Acompanhe.
Para organizar a rotina de estudo remoto é necessário criar um comprometimento consigo mesmo. Isto é, não há como criar uma rotina organizada se você não souber gerenciar as suas emoções.
Em outras palavras, é preciso ter um autocontrole apurado para não “abrir mão” dos estudos diante de um convite para um passeio, por exemplo.
Por isso, o primeiro passo para aumentar a produtividade nos estudos e construir uma rotina consistente é justamente criando esse comprometimento com você. Comece por ele e, só depois disso, dê outros passos, como nossos exemplos abaixo:
Você sabe, exatamente, quais são as atividades que devem ser feitas ao longo do mês, ou o calendário acadêmico é um verdadeiro desconhecido para você? Pois é! Pense sobre isso.
Estar por dentro das datas de provas e entregas de trabalhos é de suma importância para organizar a rotina de estudo remoto. Sem esse controle, você pode acabar dedicando tempo a algo que poderia ser executado depois, enquanto uma tarefa urgente é deixada de lado.
Depois que você tiver um conhecimento mais aprofundado sobre o seu calendário acadêmico, comece a dividir essas tarefas em passos. Lembre-se de respeitar os prazos de cada uma delas, ok?
Por exemplo, se você tem uma prova por semana, pense em como dividir os estudos daquela matéria em 7 dias. Assim você constrói uma rotina sólida de atividades, e não sobrecarrega nenhum dia. Ao mesmo tempo em que mantém tudo fresco na memória, a cada prova.
Dividir as tarefas é fundamental, mas, seguir a divisão também! Para organizar a rotina de estudo remoto é imprescindível que você não deixe as atividades acumularem, salvo em casos específicos, quando acontecem imprevistos que realmente não têm como resolver rapidamente.
Porém, nas demais situações, tente sempre fazer a tarefa que se propôs fazer naquele dia. Caso contrário, o acúmulo de atividades pode desencadear uma sobrecarga, depois a procrastinação e por fim a falta de foco.
Com todos os passos anteriores postos em prática, é necessário ter outro em mente, que é igualmente importante: o estabelecimento de um horário e espaço para estudar. Sem essas ações o estudo pode ficar muito bagunçado.
Por isso, tenha um ambiente de estudo em sua casa, que lhe ajude a entrar no “modo estudante” sempre que necessário.
A sua mente vai querer procrastinar, isso é normal. Mas, você deve ter um poder maior sobre ela. Isto é, mesmo quando a sua mente criar desculpas, foque em cumprir a sua carga de estudo diário.
A nível de exemplo, se a sua mente disser que você teve um dia cansativo e merece “um descanso”, pense até que ponto isso não é apenas reflexo da procrastinação. Não se autossabote, hein?