Muito não sabem, mas, o atendimento ao cliente pode ser o diferencial para que as empresas sobrevivam no mercado. Dessa forma, é muito importante apostar em maneiras de fazer o seu público chegar até o seu negócio. Por isso, hoje vamos falar sobre como oferecer serviço impecável na sua empresa. Sendo assim, vai ser muito mais simples garantir que o cliente se interesse pelo seu produto. Veja as nossas dicas de empreendedorismo.
A importância do bom serviço
Além de oferecer produtos de qualidade, a empresa precisa prestar um bom atendimento ao cliente. Dessa forma, ela deve ter condições de esclarecer dúvidas, capacidade de negociar condições de pagamento, dar sugestões de como usar o produto e sempre reforçar a credibilidade do serviço que foi comprado pelo cliente.
Assim, o público vai ficar à vontade para dar sugestões ou apontar incoerências na empresa. Mesmo que não exista um serviço próprio de ouvidoria, fazer isso pode garantir uma interação positiva do cliente.
Dessa forma, o atendimento, desde a fase de pré-venda até a pós-venda, precisa ser feito com muita dedicação. Isso fará com que o cliente continue comprando com você e não vá atrás da concorrência.
Mas, como oferecer serviço impecável na empresa?
Antes de tudo, para oferecer um serviço impecável na sua empresa, é preciso levar em conta algumas coisas:
Adote uma boa plataforma para atender seu cliente
Para colocar isso em prática, é preciso investir em uma diversos canais de qualidade. Sendo assim, a empresa tem a possibilidade de integrar canais estratégicos para atrair os clientes.
A plataforma multicanal envolve:
- Chat;
- E-mail;
- Telefone;
- SMS;
- Redes sociais;
- Automação de processo.
Para consolidar o negócio, a integração das plataformas deve envolver CRM, ERP e e-commerce. Elas contribuem para que o cliente tenha várias maneiras de entrar em contato com a empresa. Além disso, servem para aguçar a vontade do consumidor de fazer a compra de forma mais rápida.
Faça o treinamento da equipe
Sua empresa precisa investir no treinamento da equipe de trabalho com foco em:
- Conhecimento das características dos produtos comercializados;
- Conhecimento em operar a plataforma multicanal;
- Aperfeiçoamento nas práticas de atendimento ao cliente.
Os clientes gostam de um atendimento personalizado, especial e feito de forma que se sintam bem no momento da compra de seus produtos. É por isso que as práticas de atendimento ao cliente devem ser impecáveis.
Além de conhecer o produto, os funcionários precisam saber como levar o cliente até a compra do mesmo. Se o atendimento for personalizado, ele vai voltar para realizar as suas compras.
Incentive a participação
Aqui vale o ditado: “Os olhos do patrão engordam a boiada”. O trabalho desenvolvido na empresa precisa ser acompanhado diretamente pelo proprietário. Dessa forma, a qualidade do atendimento prestado ao consumidor vai para outro nível.
Recompensar as relações de trabalho de forma participativa na empresa faz com que os colaboradores se sintam bem. Dessa forma, eles sabem que podem dar sugestões para melhorar a empresa.
Além disso, o uso de diversos canais de atendimento contribui para obter o feedback necessário para a realização de melhorias na empresa. Assim, é possível melhorar até a performance da equipe de colaboradores, informando as oportunidades e pontos críticos que precisam ser aprimorados.
Todos esses dados são úteis para melhorar os processos e, assim, tornar impecável o atendimento ao cliente.
Inspire sua equipe de trabalho
Motivar a equipe de trabalho faz com que as relações se mudem, pois, o trabalhador fala em nome da marca. Sendo assim, o cliente deve se sentir como se estivesse negociando com a própria marca, tendo por base os seus valores, missões e linguagem.
Lembre que a motivação deve estar em toda a empresa. Isso porque, os produtos consumidos se comunicam de muitas maneiras, mas, todas representam as expectativas do consumidor.
No instante em que todos os seus colaboradores estão motivados para trabalhar, os relacionamentos se transformam! Sendo assim, se criam novas estratégias e são gerados muitos benefícios para o cliente. Isso contribui para a força da empresa. Motivar, treinar e valorizar o colaborador, tudo isso tem como consequência o atendimento impecável para o cliente.
A partir do momento em que o cliente se sente bem atendido na sua empresa, ele com certeza vai voltar para fazer novas compras. Por isso, fique atento ao modo como está atendendo!
Atender com cuidado, boa vontade e dedicação é muito importante para o seu negócio! Por isso, com essas dicas e conselhos, temos certeza que sua empresa vai alcançar o sucesso! Um cliente bem atendido com certeza vai retornar mais vezes! Boa sorte!