Atualmente, existe a possibilidade de que as pessoas obtenham um certificado digital sem sair de casa. O processo é essencial para a realização de vários serviços, como emissão de notas fiscais.
Nesta segunda (15), o Notícias Concursos traz mais informações sobre a identidade eletrônica. Dessa forma, com o certificado digital em mãos, tudo ficará mais fácil de obter, até mesmo documentações importantes.
Como obter um certificado digital da Receita Federal
Em 1997, a Receita Federal passou por grandes mudanças. Afinal, foi nessa época que o manifesto começou a ser veiculado pela Internet. Embora essa mudança seja efetiva para os contribuintes, muitos não sabem como fazer isso acontecer.
Para saber como obter um certificado digital da Receita Federal, os contribuintes devem demonstrar a credibilidade da autoridade certificadora. Nesta etapa, também é necessário verificar se o certificado pertence à rede ICP-Brasil.
Uma vez que o contribuinte tenha selecionado um validador, o próximo passo é acessar a página oficial da empresa. Assim, é possível selecionar o tipo de certificado digital que deseja. A vida útil é geralmente de 1 a 3 anos.
Preço
Como mencionado, a maioria dos certificados são válidos por 1 a 3 anos. Por exemplo, a Certisign possui uma versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade de uma pessoa física em todas as transações. Neste caso, o valor será de R$ 110,00/ano.
Esse valor também será cobrado de outras empresas, como a Serasa Experian. Quem quiser um e-CPF válido por 3 anos tem que pagar R$ 365,00, incluindo o token, sistema responsável pela autenticação do certificado.
A versão A3 também pode ser encontrada no Serasa por R$ 170,00. Já no Serpro, para obter o mesmo certificado, o consumidor precisa pagar R$ 125,00.
Passo a passo
Segundo o gov.br, o certificado digital é um documento eletrônico que possibilita a troca segura de informações. Para obter uma certificação digital, os contribuintes devem seguir passos simples e rápidos.
Primeiro, visite o site oficial da Receita Federal. Lá você encontra todas as informações sobre o certificado.
O próximo passo é clicar no link com o seguinte comando “Certificado Digital e-CPF”. Os órgãos responsáveis ??pela emissão dos certificados são: Serpro, Serasa e Certisign. Vale ressaltar que eles possuem informações sobre e-CPF e e-CNPJ.
Por outro lado, na página da própria autoridade, os contribuintes têm acesso aos seguintes dados:
- Endereços de atendimento;
- Taxas relacionadas a certidões;
- Etc.
Depois de selecionar uma autoridade de certificação, o próximo passo é fazer sua assinatura eletrônica. Vale ressaltar que o contribuinte deve instalar um certificado digital no próprio computador. É importante ressaltar que o certificado estará disponível na página da própria autoridade.