Dados estratégicos para o Marketing Digital
As decisões de uma empresa se baseiam em dados, que por sua vez são obtidos de outras estratégias.
Nesse ciclo complexo de ações, há uma relevância que não pode ser desprezada, o valor das métricas.
Todavia, se a sua marca ainda está em expansão ou pode ser considerada pequena, fica mais difícil conseguir esses dados de forma objetiva, e isso é primordial para um bom marketing digital.
Plataformas de gerenciamento das marcas
Existem no mercado plataformas que podem auxiliar nesse gerenciamento da sua marca.
Essas plataformas são gratuitas, no entanto, para se aprofundar nas informações será necessário contratar o serviço completo.
Análises de dados internos e externos
Além dos dados extraídos das redes sociais e das ferramentas do Google, poderá obter outras informações.
No entanto, vale lembrar que é importante analisar os dados concorrentes, dentro de uma análise benchmarking.
Sendo assim, poderá obter dados de sites concorrentes para direcionar as suas estratégias de marketing.
Plataformas como a SimilarWeb trazem métricas profundas e indicadores valiosos.
- Análises como ranqueamento global categorizado;
- Números referentes ao tráfego dos sites concorrentes;
- O caminho dos acessos (De onde o cliente acessa os sites dos concorrentes, redes sociais, buscas, etc.);
- Palavras principais utilizadas nos conteúdos;
- Tempo de duração das visitas;
- Redes sociais que enviam dados e outras informações.
Informações tabuladas
Todas essas informações já vêm tabuladas para análises estratégicas. Há outros sites similares que oferecem o mesmo serviço.
Seja para obter dados internos ou externos são válidas as plataformas de dados como reforço de análise do marketing digital. Bem como para estratégias de outras áreas, uma vez que esses dados são importantes de maneira holística.