Concursos Públicos

Como o SMTV pode refletir nos concursos da área de segurança?

O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputador

O Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) pode ser utilizado como pontuação dos concursos da área de segurança. Tudo isso graças a um Projeto de Lei que está em tramitação.

Veja maiores detalhes e se informe a seguir.

Explorando a Proposta Inovadora: SMTV nos Concursos Militares

Na última reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, uma proposta revolucionária ganhou destaque. O Projeto de Lei n° 3.907/2019, sob autoria do ex-deputado Expedido Netto, propõe a inclusão do Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV) como um título valioso para pontuação em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

SMTV e os Novos Rumos nos Concursos Militares

Expedido Netto enfatiza que a licença após o SMTV vai além do simbolismo, representando uma mão de obra já formada. Essa visão é compartilhada por Cabo Gilberto Silva (PL PB), relator da proposta, que destaca os benefícios para candidatos e corporações nos concursos. Os concorrentes ganham uma vantagem competitiva, enquanto as corporações recebem profissionais prontos para as demandas do serviço.

A Experiência Militar como Diferencial

Cabo Gilberto Silva destaca a aprovação desse projeto como uma potencial mudança fundamental na segurança pública. Ele ressalta a importância de permitir que profissionais da segurança usem seu tempo de serviço militar como título nos concursos seletivos. O próximo passo? A análise nas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público, de Constituição e Justiça e Cidadania. A revolução nos critérios de avaliação está em curso.

Como o SMTV pode refletir nos concursos da área de segurança? Imagem: Reprodução

Desvendando os concursos

No cenário do Rio de Janeiro, uma oportunidade profissional se aproxima: o Concurso para o Serviço Militar Temporário Voluntário do Corpo de Bombeiros. Com o Instituto AOCP à frente, serão oferecidas 1.500 vagas em diversas áreas.

Detalhes das Seis Etapas de Avaliação

  • Prova Objetiva: Teste de conhecimentos com caráter eliminatório e classificatório.
  • Teste de Aptidão Física (TAF): Avaliação da resistência física, eliminatória.
  • Teste de Habilidades Específicas (THE): Demonstração de habilidades essenciais, também eliminatório.
  • Exame de Saúde: Avaliação médica de caráter eliminatório.
  • Exame Documental: Análise minuciosa da documentação do candidato.
  • Heteroidentificação Fenotípica: Processo para garantir diversidade na seleção.

Próximo Edital com Provas em Diferentes Regiões do Estado

Conforme informações recentes, o próximo edital promete aplicar as provas de forma regionalizada, oferecendo locais em cada região elencada pela corporação.

Experiência Recente: SMTVS para a PMERJ e suas 129 Vagas Temporárias

O recente Serviço Militar Temporário Voluntário de Saúde (SMTVS) para a PMERJ abriu portas para 129 vagas temporárias de oficial, com lotação em diferentes cidades e salário inicial de até R$11.505,73.

Função dos bombeiros aprovados nos concursos

Esses profissionais corajosos não apenas combatem incêndios, mas também desempenham um papel crucial na prevenção, inspecionando edifícios e educando a comunidade sobre segurança contra incêndios.

Além disso, os bombeiros atuam nos bastidores, respondendo a desastres naturais e lidando com produtos químicos perigosos. Sua dedicação vai além do heroísmo, abrangendo a educação da comunidade. Eles compartilham seus conhecimentos, ensinando sobre o uso adequado de extintores, a importância de alarmes de fumaça e como criar planos de evacuação.

Outras funções

Veja a seguir mais funções exercidas pelos bombeiros:

  • Atendimento a Emergências Ambientais: Seja um vazamento químico ou uma situação envolvendo materiais perigosos, os bombeiros são treinados para lidar com emergências ambientais e proteger a comunidade de possíveis danos.
  • Resgates em Áreas Remotas: Bombeiros frequentemente realizam resgates em áreas de difícil acesso, como montanhas, cavernas ou locais subterrâneos, garantindo a segurança de pessoas em situações delicadas.
  • Assistência em Desastres Naturais: Além de responder a incêndios, bombeiros desempenham um papel crucial em desastres naturais, oferecendo socorro a vítimas de inundações, terremotos e furacões.
  • Inspeções de Segurança: Para prevenir incêndios, os bombeiros conduzem inspeções regulares em edifícios e locais públicos, garantindo que as instalações estejam em conformidade com os padrões de segurança.
  • Apoio Psicológico: Após eventos traumáticos, bombeiros frequentemente fornecem apoio emocional não apenas às vítimas, mas também aos colegas de equipe que podem ter enfrentado situações difíceis.