Você já ouviu falar em mapas mentais? Pois, esse é um método muito usado pelos concurseiros para estudar e garantir um bom desempenho nas provas de concursos. Sendo assim, hoje nós mostraremos o passo a passo de como funciona essa importante técnica de ensino.
Todos já sabem que a melhor maneira de obter bons resultados nos concursos é com muito estudo e dedicação. Só que para isso, é essencial procurar pelo melhor método de ensino.
Atualmente, há uma infinidade de opções de métodos de estudo para o candidato escolher qual atende melhor às suas necessidades. Afinal de contas, de acordo com a área escolhido, o grau de dificuldade pode ser bem grande. Por isso, vamos juntos conferir como os mapas mentais ajudam no estudo para concurso.
Em primeiro lugar, podemos dizer que o mapa mental é uma ótima ferramenta de memorização e organização de ideias. Na verdade, a sua função é armazenar todo conhecimento, a partir de esquemas e palavras-chave.
Em 1974, o psicólogo britânico Tony Buzan usou a frase “mapa mental” pela primeira vez na rede de televisão BBC. Na ocasião, o modelo apresentado na época era o diagrama de árvore radial, que ainda hoje é o tipo de mapa mental mais popular.
Os mapas mentais podem ser uma ferramenta útil durante uma sessão de brainstorming, por exemplo. Ainda, durante a revisão, é uma ótima estratégia ??para relembrar ideias. Sendo assim, os mapas mentais e resumos são grandes aliados para tornar esse método mais eficiente.
Ao utilizar essa estratégia é possível experimentar uma melhoria significativa na compreensão de novas disciplinas. Principalmente, em termos de retenção de memória.
Existem várias maneiras de fazer um mapa mental. Então, para realizar essa tarefa é preciso saber exatamente tudo o que deseja memorizar. A partir daí é possível escolher a melhor maneira para iniciar, em uma folha de papel ou de forma digital.
A ideia principal é o ponto de destaque de todos os mapas mentais. Sendo que a partir disso, você desenvolverá ramificações e ideias secundárias.
Em suma, as ramificações ajudam a complementar o tópico principal. Com isso, elas fornecem mais explicações e expandem as informações disponíveis. Logo, abrindo espaço para as ideias secundárias.
Por fim, as ideias secundárias são complementos da ideia principal. Dessa forma, elas podem explicar as razões ou consequências do tema principal do estudo.
Com esses três elementos, é possível elaborar um mapa mental bem específico e eficiente.
Se você está à procura de um bom método de estudo para concursos, saiba que o mapa mental é bem aceito pelos concurseiros. Como dito inicialmente, a sua principal função é ajudar na memorização e melhorar o desenvolvimento nos estudos.
Há muitos modelos de mapas mentais que tem como objetivo ajudar o candidato a obter um bom resultado nas provas. Por exemplo, um deles é fazer o uso de imagens e ilustrações.
Esses modelos ajudam a visualizar uma ideia. Assim, acelera o processamento dela pelo cérebro. Aliás, uma boa dica é usar uma imagem para ilustrar a sua ideia central.
Outro modelo bastante popular é usar os mapas mentais digitais. Saiba que eles são práticos e muito funcionais. Assim, em pouco tempo você pode criar um projeto, basta usar a sua criatividade e personalizar do seu jeito.
Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia, fica mais fácil decidir ou resolver certas questões. Então, uma delas é fazer a escolha correta de um bom mapa mental através de aplicativos.
No entanto, os modelos manuais ainda ficam no topo no quesito aprendizagem. Afinal, ter contato físico com o trabalho a ser executado, melhora a fixação do conteúdo na mente.
Mas calma. Saiba que escolher o melhor modelo de mapa mental pode ser um pouco demorado. Na realidade, você deve analisar bem os modelos existentes. Ou se preferir, fazer o uso de vários mapas mentais. E então, conseguir o que mais se encaixa na sua rotina.
Aliás, essa dica é muito legal. Pois, enquanto você estuda qual é a melhor opção de mapa mental, você consegue memorizar o conteúdo, simultaneamente. Desse modo, adquirir maior conhecimento na matéria em questão.
Agora que você já sabe como o mapa mental pode te ajudar nos estudos de concursos, é só escolher o melhor modelo e começar a se preparar.