Como melhorar o serviço de delivery da empresa? - Notícias Concursos

Como melhorar o serviço de delivery da empresa?

Aprenda como melhorar esse serviço tão importante para o negócio

O delivery teve o seu boom durante a pandemia. As empresas de entregas expandiram de forma tão rápida, que tiveram pouco tempo para pensar no negócio. Por isso que, hoje, vamos dar dicas de como melhorar o serviço de delivery da empresa.

Como melhorar o serviço de delivery -- Reprodução Canva
Como melhorar o serviço de delivery — Reprodução Canva

O que se tem claro é que o delivery não é temporário. Veio para ficar definitivamente no mercado, sendo uma excelente estratégia para aumentar o faturamento de empreendimentos no ramo de alimentos.

Mas, percebe-se que os proprietários de empresas de delivery ainda enfrentam problemas como atendimento nos horários de pico, algumas falhas de comunicação e, principalmente, demora na entrega dos produtos.

Então, como melhorar o serviço de delivery de sua empresa?

Daremos algumas sugestões para otimizar as entregas de sua empresa. Entre elas:

Realize a gestão de clientes

Uma empresa de delivery tem como clientes, as empresas. Dessa forma, mantenha uma boa gestão de clientes com todos os dados atualizados, bem como a necessidade média de atendimento de cada um deles, seu histórico de compras e a forma pela qual eles se comportam.

Essa gestão possibilita que a empresa disponibilize prêmios ou descontos para os clientes que mais utilizam os serviços de entrega. Essa atitude pode ser repassada para os consumidores, o que eleva a quantidade de pedidos realizados, aumentando a lucratividade para ambos.

Realize o acompanhamento das entregas

Acompanhando o delivery dos produtos de forma digital, é possível perceber em qual estágio está o pedido, para enviar com antecedência um entregador e agilizar o processo, diminuindo o tempo entre o pedido e a entrega finalizada.

Prepare seus funcionários para o atendimento

Os entregadores precisam atender o cliente final com cordialidade e atenção. Quem aguarda seu pedido em casa, está ansioso e com fome. Nada melhor do que a pessoa, que entrega seu lanche ou refeição, esteja bem-humorada, seja cordial e educada. Isso faz toda a diferença. 

Dessa forma, treine seus entregadores para oferecer ao cliente final:

  • Cordialidade: como “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Além de “por favor” e “obrigado”;
  • Slogan: mencionar o nome do seu estabelecimento, além do nome da empresa que solicitou a entrega;
  • Tratamento: os clientes recorrentes podem, inclusive, ser chamados pelo nome;
  • Pagamento: apresentar diferentes formas de pagamento ao cliente na entrega, quando o pagamento for decidido por ser feito apenas na entrega.

Além disso, os entregadores precisam se atentar para não sujar o nome da empresa, com ações como:

  • Cometer erros no trânsito, pois quem vê o ato tem uma má impressão da empresa;
  • Demora na entrega dos produtos;
  • Não possuir uniforme da empresa para diferenciá-lo dos demais.

Tenha seu próprio relatório de serviços prestados

O relatório de serviços prestados é de extrema relevância para perceber o desempenho da empresa e traçar metas futuras de atendimento.

Com um bom sistema de gestão, a análise pode ser feita de forma mais rápida e segura dando tempo para pensar em atender outros setores, além de ampliar os serviços prestados.

Aprenda a lidar com as críticas

Nessa área, sabe-se que as queixas e reclamações são comuns, seja pelos mais diversos motivos, mas utilize as e reclamações para melhorar a oferta do seu serviço.

Nem sempre as críticas são de fato necessárias, por isso, filtre-as e use o feedback para melhorar o seu serviço de delivery.

Os seus entregadores precisam estar preparados para reagir às queixas e reclamações com gentileza, adotando um tom de compreensão e pedir desculpas se for necessário. 

Se o desconforto for grande, ofereça alguma maneira de compensar. Saiba que, muitas vezes, é melhor ter paz do que dinheiro no bolso.

Você pode também oferecer espaço no site da empresa para reclamações, assim, o cliente se sentirá mais ouvido. 

Não esqueça que o seu entregador é a primeira pessoa que aparece na frente do consumidor e pode, muitas vezes, ouvir situações que não dependem da sua empresa para resolver. 

Sendo assim, a tendência é a de ampliar ainda mais os serviços de delivery nos tempos atuais. Dessa forma, se preparar para atender de forma elegante e discreta é fundamental, pois, com a ampliação dos serviços, haverá com certeza o aumento da concorrência nesse setor.

Por fim, siga nossas dicas de como melhorar o serviço de delivery de sua empresa e perceba que tudo o que pode ajudar a melhorar é bem-vindo. Observe, teste, anote e reformule sempre que necessário para chegar em seu objetivo, pois, assim, o sucesso será mais do que certo!

Assim, desejamos boa sorte em suas atualizações e que tudo possa dar certo!

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