Manter o foco é uma difícil tarefa para o empreendedor, visto que há muito o que olhar durante a sua caminhada rumo ao sucesso.
Sempre falamos sobre as estratégias dentro do empreendedorismo, bem como são importantes para todas as situações.
Todavia, exatamente por todas essas demandas é que é possível que o empreendedor perca o foco das suas ações.
Os planejamentos dentro das estratégias sempre levam ao objetivo, ao passo que é possível vários planos para um objetivo maior.
Geralmente o objetivo de maior foco dentro de uma empresa corresponde a visão do negócio. Sendo que essa visão foi desenhada no processo de criação da empresa. Contudo, caso queira entender mais sobre esse processo veja nosso artigo sobre missão, visão e valores.
Entretanto, em meio a rotina urgente do empreendedor, é comum que perca o foco nessa visão outrora elaborada.
Por isso é possível que tenha a sensação de que está sempre “apagando incêndios” na sua rotina, ao passo que nunca chegue ao êxito de alguma questão.
Esse processo causa cansaço físico e mental, e diminui o foco de todos os envolvidos. Sendo assim, para acabar com essa falta de foco, bem como com esse fluxo contraproducente, você pode tomar algumas ações simples e funcionais.
Transforme seus objetivos em pequenas metas;
Separe suas metas por prazos: Curto, Médio e Longo;
Faça planejamentos sequenciais. Ou seja, faça planos para quando alcançar um objetivo, assim o fluxo contínuo não atrapalha as ações interdependentes.
Mantenha a equipe atualizada sobre todos os processos. Apenas de saber o que realmente está acontecendo você já consegue engajar sua equipe. Sendo assim, a gestão participativa é positiva para seu negócio.
Reveja seu planejamento, assim sendo, mude a forma de fazer e não o objetivo. Pode mudar o processo e a estratégia, mas mantenha clareza sobre o foco da empresa.
Assim sendo, a sua gestão fica facilitada e as resoluções assertivas.