Na correria do dia a dia, a limpeza das paredes é aquela que sempre vai ficando para depois. Mas, não é possível deixar muito tempo sem limpar, pois o acúmulo de poeira, os desenhos das crianças e as sujeiras mais difíceis se instalam nas paredes e em algum momento é preciso limpar. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas de como limpar paredes sem estragar a pintura.
Confira agora algumas dicas simples porém muito úteis de como limpar as paredes e não estragar a pintura:
Coloque algumas gotas de detergente neutro na água morna e, com um pano, esfregue suavemente no local que está com maior sujeira. Cuide ao esfregar, pois, se você aplicar força, o pano pode retirar a tinta da parede.
Você pode também molhar o pano com água morna e pingar o detergente neutro diretamente nele para fazer a limpeza.
Usando água morna e detergente você consegue remover pequenas sujeiras e manchas de gordura.
Mas, cuidado: use detergente neutro incolor, pois os com corante podem manchar a parede.
Coloque em um recipiente quantidades iguais de água morna e vinagre branco e misture para agregar os líquidos. Pegue um pano limpo e macio, umedeça na mistura e esfregue suavemente na parede.
Esta mistura pode ser usada para limpar manchas de mofo. Para tanto, aplique a mistura na parede com um pano mais umedecido e deixe atuar por um tempo. Se a mancha de mofo persistir, repita a operação.
A borracha branca pode ser usada para retirar manchas de lápis e canetas esferográficas das paredes, além de retirar riscos causados por móveis.
Para limpar, passe a borracha branca sobre os riscos de maneira a “apagá-la”. Em muitos casos, a borracha branca resolve a limpeza.
Coloque álcool ou acetona em um pano branco, limpo e macio, e esfregue nas manchas de sujeira. Esta dica serve para remover sujeiras mais profundas.
Mas cuidado: faça um teste em um cantinho da parede, para ver se não irá manchar mais ainda. Pois, de nada adianta trocar a sujeira por uma mancha.
Entre os cuidados que você precisa tomar para limpar as paredes, têm-se:
Sabe-se que, evitar a sujeira é melhor do que limpar. E, além disso, sabemos que as sujeiras nas paredes acontecem como que por acaso, principalmente se tiver crianças na casa.
Assim, existem algumas dicas para facilitar a limpeza das paredes como:
As tintas laváveis podem ser usadas tanto na área interna quanto externa, pois, além de proteger a parede, possuem um pouco de brilho e deixam a parede mais lisa, o que evita o acúmulo de sujeira e facilita a limpeza.
Para limpar as tintas laváveis, você pode usar detergente e esponja ou pano macio. A diferença é que a possibilidade de causar manchas é menor.
No caso de tintas epóxi, elas são mais resistentes à limpeza e permitem uma lavagem mais completa.
Prefira, na hora da compra dos materiais escolares, comprar canetinhas à base de água no lugar de canetinhas à base de álcool. Se caso elas forem decorar as suas paredes, a limpeza será mais fácil.
Para isso, areje bem os ambientes, pois a umidade faz com que a sujeira “grude” nas paredes.
A umidade pode também causar o mofo que, se deixado por algum tempo, pode danificar a pintura, e apresentar manchas, podendo causar estufamento na tinta na parede.
Se as crianças gostam de riscar as paredes, determine algumas paredes que elas podem riscar e prepare as paredes para isso:
Viu só como pode ser bem fácil limpar e, mais do que isso, manter a limpeza das suas paredes e evitar que a tinta seja danificada? Esperamos que nossas dicas de como limpar paredes tenham sido super úteis!