O porcelanato está sendo utilizado cada vez mais na produção de bancadas de cozinha, em substituição ao mármore, granito e concreto. Desta forma, hoje, nós vamos te mostrar como limpar bancada da cozinha em porcelanato. Então, confira as nossas dicas incríveis e aproveite para limpar a sua da maneira correta.
Afinal, como limpar bancada da cozinha em porcelanato? Sabe-se que as bancadas de cozinha têm a tendência de ser um ambiente molhado, e o porcelanato tem índice de absorção de água próximo a zero. Ou seja, não absorve a água da bancada.
Além disso, em uma grande resistência mecânica, que não permite a quebra em batidas e choques de panelas e outros utensílios domésticos que são mais pesados.
Para instalar o porcelanato nas bancadas, é preciso utilizar: suportes do tipo mão-francesa, buchas e parafusos, além de silicone.
Para moldar os cortes do porcelanato, recomenda-se que sejam realizados em um ângulo de 45º. Assim, as peças de porcelanato se unem de forma perfeita.
A estética do porcelanato tem a propriedade de imitar qualquer material como, por exemplo, a madeira e as pedras naturais.
A taxa de absorção varia de acordo com os acabamentos: polido e acetinado, por exemplo, absorvem até 0,5% dos líquidos. Já o retificado absorve até 0,1%.
Sua resistência às variações de temperatura é alta e, desta forma, é muito recomendado para uso em cozinhas.
Sua durabilidade diante aos outros materiais é muitas vezes superior.
Quanto ao preço, existem pedras mais baratas como o granito e o mármore. Entretanto, a qualidade do porcelanato é maior, principalmente a cor, brilho e acabamento. Aliás, o porcelanato possui preço menor do que os materiais silestone e marmoglass, além da qualidade também ser equivalente.
Os principais tipos de porcelanato utilizados na cozinha, considerando a opinião dos arquitetos, são:
Sendo assim, você pode avaliar a sua necessidade e preferência. Então, a partir daí, você pode fazer a escolha de qual tipo de porcelanato irá utilizar para colocar em sua bancada de pia.
A limpeza da bancada da cozinha de porcelanato se divide em dois tipos de limpeza. Então, iremos detalhar e te ensinar o passo a passo para que não ocorram erros na hora da limpeza.
É recomendável aos trabalhadores que estão colocando o porcelanato para não deixar o rejunte secar sobre a peça.
A limpeza pós-obra pode ser realizada da seguinte forma:
Cuidado:
Só faça a limpeza do rejunte 7 dias após a colocação.
Essa forma de limpar retira a gordura acumulada, bem como realiza a limpeza da bancada.
Para retirar manchas no porcelanato, utilize o produto de acordo com o tipo de mancha:
Cuidado:
Se cair algo no porcelanato, limpe logo para não deixar manchas.
Não aplique produtos abrasivos no porcelanato, pois a peça pode manchar ou desgastar a cor. Além disso, pode arranhar as peças, no caso de uso de esponjas.
Use sempre luvas para proteger as suas mãos.
A limpeza da bancada da cozinha de porcelanato é muito importante para manter a sua cozinha sempre limpa e higienizada.
A bancada da cozinha pode conter muita água e sujeiras. Entretanto, com uma boa limpeza, ficará agradável para a preparação das refeições. O porcelanato por si só tem aparência de ambiente limpo e higiênico.
Gostou das dicas de como limpar a bancada da cozinha em porcelanato? Então, aproveite e faça a limpeza de maneira correta!