Conseguir lidar com o erro alheio no trabalho sem perder a cabeça ou sem se sentir extremante irritado é de suma importância para manter uma boa relação no ambiente corporativo.
Mas, nem sempre é tão simples conseguir equilibrar as emoções de frustração, não é mesmo?
Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis quando o assunto é conseguir lidar com o erro cometido por outra pessoa. Acompanhe e entenda.
Não existe uma regra ou um passo a passo que pode ser seguido. Lidar com o erro alheio é algo muito subjetivo e que varia de situação para situação. Porém, algumas ações globais podem trazer resultados mais satisfatórios para ambos os lados. Veja, portanto, quais são essas ações:
O primeiro passo é não dar uma de “juiz acusador” quando o seu colega de trabalho comete um erro. Apenas apontar o erro, de maneira agressiva, poderá colocar a outra pessoa no modo defensivo. E quando ela entrar nesse modo, poderá:
Por isso, quando se deparar com um erro, não crie um discurso acusativo – respire fundo e pense na melhor forma de falar com a pessoa.
Ao invés de ir pelo caminho da acusação (como dito acima), experimente ir por outra via: a via positiva. Mas como assim? Bom, você deve apontar o comportamento esperado, e não o erro que foi cometido. Exemplo:
Converse com o colega sobre o que aconteceu. Mas, demonstre-se aberto a ouvir. Não seja do tipo que apenas aponta a falha e “vai embora”. Às vezes, questões emocionais podem estar em jogo, e o erro foi cometido por conta de algo muito maior.
Por isso, seja uma pessoa que sabe ouvir, dar atenção e criar uma atmosfera mais saudável. Ouça e dê um suporte a mais – isso poderá mudar a vida do outro.
Procure ser uma pessoa mais compreensível, afinal, quem nunca errou?
Nós somos seres humanos, e passíveis de erros. Portanto, foque em dar um espaço para a pessoa falar sobre o assunto e aprender a sua lição – nunca diminua o outro por conta do erro.
Isso é fundamental para lidar com o erro alheio no trabalho de uma maneira mais equilibrada.
Da próxima vez, observe se a sua comunicação está sendo clara e objetiva. Até porque, muitas vezes, o erro alheio pode ser consequência de uma falha na comunicação. Você já pensou nisso? Pois bem!
Comece a ser mais objetivo nas suas colocações e demande tarefas de maneira mais objetiva e assertiva. Isso poderá diminuir os erros no trabalho e melhorar a atmosfera corporativa.