Partes essenciais na decoração do apartamento, as cortinas deixam o ambiente mais bonito, agradável e aconchegante. Desse modo, elas completam o ambiente de acordo com o perfil de cada pessoa, ganhando papel de destaque em qualquer local. Porém, na hora de lavar sempre surgem as dúvidas em como proceder para obter um melhor resultado para a limpeza delas.
Tanto o uso do aspirador de pó quanto o procedimento de lavagem adequado são essenciais para manter a qualidade e a durabilidade das peças. Portanto, fique atento às dicas para lavar e secar cortinas, principalmente para quem mora em apartamentos pequenos.
Identificando o tipo de cortina
Antes de falarmos sobre o processo de lavagem e secagem das cortinas, é primordial identificar o tipo de material com que elas são feitas. Assim, fica mais simples acertar nos produtos a serem utilizados na limpeza.
Por isso, seguir as orientações do fabricante é sempre a melhor opção para otimizar o resultado da limpeza.
Assim, podemos encontrar cortinas de tecido tradicional, tecido screen (feito de uma mistura de poliéster e PVC), blackout, por exemplo. Aliás, a sua utilidade dependerá do ambiente e das preferências de cada pessoa.
Lavar e secar cortinas: preparação para a lavagem
A preparação para lavagem das cortinas passa pela verificação de acessórios que possam compor as peças. Aliás, é necessário observar se as cortinas possuem ilhós ou argolas.
Todas essas peças devem ser retiradas antes de se iniciar a lavagem. É importante também usar aspirador de pó nas cortinas a fim de retirar toda a poeira acumulada, antes de iniciar o procedimento da lavagem.
Cuidados com cada tipo de tecido
Para a confecção de cortinas são utilizados vários tipos de tecidos, portanto é importante observar cada peça a fim de realizar o procedimento correto e utilizar o produto certo, evitando estragar o material.
Além disso, como mencionado vale muito a pena observar as orientações do fabricante das cortinas a fim de alcançar os melhores resultados.
Listamos aqui alguns exemplos:
- Voil: se lavar à máquina, deve ser em modo delicado. Aliás, utilize sabão liquido de coco. Se for branco, coloque uma colher de sopa de bicarbonato.
- Algodão pré-encolhido: a lavagem pode ser feita à máquina e com sabão comum.
- Linho, algodão puro e seda: melhor deixar a lavagem com uma empresa especializada em como lavar cortinas, pois pode encolher e desbotar.
- Poliéster: deixar de molho em água fria e pura por até 40 minutos, trocando o líquido três vezes. Nunca secar ao sol.
- Renda: lavar à máquina com saco de proteção para peças delicadas.
- Veludo: escove as cortinas periodicamente com pano de camurça levemente umedecido em água morna.
- Cortinas romanas: Use um espanador.
- Blackout de PVC: limpe com esponja e sabão neutro.
- Cortinas rolô: aspire dos dois lados da peça totalmente desenrolada com boca de escova.
- Cortina painel: lavar com pano úmido com detergente neutro.
Lavar e secar cortinas: prefira máquina de lavar
Após toda a preparação, siga com as peças para a máquina de lavar. Em seguida, coloque apenas a cortina, retirando inclusive o forro, se houver. Além disso, evite misturar outras peças de cama, mesa ou banho. Evite fazer a centrifugação para que a máquina não estrague as cortinas.
Aliás, você também deve observar a temperatura da água para garantir maior longevidade para as cortinas. Assim, prefira utilizar sempre água fria se não houver manchas. Só use água quente, quando precisar remover alguma mancha dos tecidos.
É recomendável também não utilizar amaciante para evitar manchar as cortinas. Os acessórios, que foram retirados podem ser lavados a parte ou mesmo a mão.
Secagem das cortinas: qual a maneira correta?
Para finalizar, o processo de secagem pode ser feito utilizando o próprio varal ou trilho das cortinas. Com isso, além de manter a peça bem alisada, alcançará o caimento perfeito para as peças. Além disso, este procedimento é perfeito para quem precisa otimizar seu espaço disponível.
Com isso as cortinas durarão muito mais tempo em todos os ambientes da casa, seja na sala, nos quartos ou mesmo nos ambientes de trabalho.
Porém, se ainda assim não conseguir realizar o procedimento de lavagem e secagem das cortinas em casa devido a limitação de espaço, talvez seja necessário pensar em consultar os serviços de lavanderias próximos e verificar o custo x benefício. Além de garantir melhores resultados, uma lavanderia de qualidade vai primar pelo cuidado com a sua peça.