Como identificar se sua moeda de 25 centavos de 1995 vale uma fortuna?

Como identificar se sua moeda de 25 centavos de 1995 vale uma fortuna?

Interesse crescente pela moeda de 25 centavos de 1995 começa a gerar curiosidade em relação aos valores

Se você costuma guardar moedas em casa, saiba que existe a possibilidade de uma delas ser considerada valiosa. É o que acontece, por exemplo, com as peças de 25 centavos do ano de 1995, que podem ser consideradas um pequeno tesouro atualmente.

Essas moedas vêm despertando o interesse de colecionadores e numismatas, com valores que podem chegar a até R$ 3 mil a depender de algumas características específicas. Mas afinal de contas, o que torna esse item tão especial?

Abaixo, você pode conferir uma lista com as principais características das moedas de 25 centavos de 1995, tomando como base as informações disponibilizadas pelo Banco Central (BC):

  • Material: aço inox;
  • Diâmetro: 23,5 mm;
  • Massa: 4,78 g;
  • Espessura: 1,40 mm;
  • Bordo: liso;
  • Eixo: reverso moeda (EH);
  • Circulação: de 30/09/1994 a atual;
  • Desenho do Anverso: Orla poligonal de sete lados, contendo Efígie da República, dístico BRASIL e data;
  • Desenho do Reverso: Orla poligonal de sete lados contendo valor.

O que você precisa observar primeiro na moeda?

De acordo com os especialistas na área da numismática, o primeiro passo para identificar se a sua moeda de 25 centavos é valiosa é analisar o grau de conservação. Em regra geral, quanto mais bem conservada estiver a sua moeda, maior será o valor de revenda.

Os colecionadores normalmente preferem moedas com detalhes nítidos, bordas bem definidas e superfícies livres de arranhões ou manchas.

Outro ponto que você também vai precisar analisar na sua moeda de 25 centavos de 1995 é a presença de uma característica específica conhecida no meio da numismática como reverso horizontal.

Essa é uma falha de cunhagem extremamente rara, que pode transformar uma simples moeda em um item altamente desejável dentro do mercado dos colecionadores.

O que é uma moeda reverso horizontal?

Mas afinal de contas, o que seria uma moeda com reverso horizontal? Para entender esta pergunta, é necessário saber que o Brasil adota um sistema de padrão reverso moeda, ou seja, eixo horizontal (EH). As moedas que fogem deste padrão exigido são conhecidas como reverso horizontal, e são consideradas muito raras. 

Basicamente, as moedas com reverso horizontal são aquelas que possuem o reverso com alinhamento contrário ou horizontal ao alinhamento original. Na prática, para saber se uma moeda tem este defeito, basta segurar a peça com a face em posição normal virada para você. Logo depois, basta girar de baixo para cima. 

Se o outro lado estiver de cabeça para o lado, estamos falando de uma moeda com reverso horizontal, ou seja, uma peça valiosa. Vale frisar que qualquer item pode ser reverso horizontal. Até mesmo centavos podem ter este tipo de defeito. Em todos os casos, a peça poderá valer mais. 

Os valores da sua moeda

Considerando que você tenha uma moeda de 25 centavos em bom estado de conservação, ou com o reverso horizontal, é possível que você consiga um bom dinheiro com esse item. 

Na tabela abaixo, você pode conferir os valores projetados para as moedas de 25 centavos simples, e com reverso horizontal:

Como identificar se sua moeda de 25 centavos de 1995 vale uma fortuna?
Valores variam a depender do grau de conservação e da presença de variantes. Imagem: YouTube

Entendendo as classificações

Para os iniciantes, as inscrições da imagem acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo? As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores. 

  • MBC

O termo MBC significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.

  • SOB 

Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.

  • FDC

O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas. 

  • FDCe

Uma moeda é considerada certificada quando são encapsuladas por grandes certificadores, como a Numismatic Garanty Company (NGC), e a Professional Coin Grading Service (PCGS). Para os especialistas, estas indicações seriam a certeza do real estado de conservação da peça, e também da integridade da mesma. 

1 comentário
  1. Janio Santos Pereira Diz

    Eu tenho uma moeda de 25 centavos de 1994 em excelente condição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?