Hoje nós contaremos para você como higienizar suas lixeiras de forma correta. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como limpar estes itens e, assim, evitar que fiquem com mau cheiro, germes e bactérias.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas básicas e simples para você higienizar todas as lixeiras de sua casa e deixá-las limpinhas e desinfetadas.
Além disso, ainda vamos passar algumas dicas de como evitar o cheiro ruim que pode ocorrer, se elas não recebem a limpeza da forma correta.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre isso, não deixe de ler até o final para obter todas as informações necessárias sobre esse assunto.
Você já reparou que alguns lixos têm o cheiro ruim e outros não?
Isso acontece devido a algumas substâncias que o lixo orgânico contém. Essas substâncias alimentam microrganismos como fungos e bactérias, que se instalam nos restos de alimentos. Consequentemente, liberam gases mau cheirosos, como o metano, por exemplo.
No entanto, nem todo lixo tem mau cheiro. Por isso, para evitar que suas lixeiras fiquem fedidas e cheias de bactérias e fungos, é preciso separar o lixo orgânico do inorgânico.
Assim, sempre que precisar limpar as lixeiras, não terá problemas com o mau cheiro, nem com microrganismos indesejados. Até porque, esses fungos e bactérias podem acabar se instalando em uma parte do seu corpo que tiver contato ou de alguma pessoa da sua família. Logo, isso pode gerar uma infecção grave, dependendo da parte do corpo atacada por eles.
Conforme você já conferiu anteriormente, o primeiro passo para ter lixeiras sempre limpinhas e sem mau cheiro é separar o lixo orgânico dos demais tipos de lixo. Pois, ele é o único que tem mau cheiro. Então, quando se mistura com outros tudo fica contaminado com os fungos e as bactérias, logo, todo o lixo fica mal cheiroso.
No entanto, essa não é a única maneira de evitar esse problema na sua casa. Existem outros truques que você pode colocar em prática para ter lixeiras higienizadas, e consequentemente, cheirosinhas.
Por isso, veja abaixo algumas dicas de como cuidar das lixeiras para que elas não fiquem maus cheirosas:
Além disso, vale ressaltar que essa limpeza deve ser feita de forma correta. Assim, ocorrerá a eliminação de todas as bactérias e fungos. Com resultado, não causará mais nenhum tipo de odor desagradável quando você colocar lixos novos na lixeira.
Para limpar as lixeiras de forma correta e eliminar de uma vez por todas o odor desagradável, você precisa utilizar produtos com ação antisséptica. Isso significa que esses produtos precisam ter em sua composição substâncias como álcool, clorexidina, triclosan, iodopovidona, entre outros.
Após escolher o produto certo, pode seguir esse passo a passo para deixar suas lixeiras limpas e desinfetadas, confira:
Não se esqueça de que o local indicado para essa higienização é a lavanderia ou no banheiro. Afinal de contas, se você lavar as lixeiras na pia da cozinha corre um risco maior de contaminação.
Agora que você já sabe como higienizar suas lixeiras de forma correta, é só colocar em prática todas as nossas dicas. Assim, sempre terá lixeiras limpas, e melhor: sem mau cheiro em sua casa.