Para muitos estudantes, o resumo é um dos melhores artifícios para aprender até mesmo as matérias mais difíceis.
Resumir conteúdos ajuda tanto nas disciplinas de humanas, biológicas e exatas da mesma maneira.
No entanto, é preciso ter noções básicas de como escrever um conteúdo “daqueles” para ajudar na hora do vestibular, concurso ou ENEM. Conheça a seguir quatro dicas essenciais!
É comum, ao estudar, querer ler o conteúdo e partir logo para a criação do resumo. Ainda mais quando se tem ‘zilhões’ de disciplinas pela frente.
Entretanto, é importante ter calma nessa hora para conseguir assimilar o que se lê. E melhor ainda é ler uma segunda ou até terceira vez para compreender bem o material.
Você saberá quantas vezes precisará reler. Pode ter certeza que esse passo fará muita diferença lá na frente.
Antes de construir o resumo, de fato, a sugestão é ir ‘pescando’ conceitos que estão no texto. É melhor fazer isso a partir da segunda leitura, pois você já estará mais inteirado sobre o assunto e conseguirá analisar o que é importante ou não.
Para ajudar, indicamos que você encontre palavras ou frases-chave que se destacam na matéria estudada. Caso ache necessário, anote datas, séculos, nomes de personalidades e títulos honrosos.
Saiba que também é possível – e super eficaz – criar resumos para estudar matérias de exatas e biológicas, que geralmente necessitam de fórmulas para cálculos.
Nesse caso, além de fazer bastante exercícios, você pode anotar termologias para caracterizar conceitos e as próprias fórmulas.
É bem comum treinar muito resolvendo problemas e chegar no dia da prova e esquecer os tipos de fórmulas requisitados. O resumo pode ajudar nessa memorização.
Uma tática bacana é usar uma caneta-marca texto para grifar o que você acha primordial ser destacado.
Então, além de anotar em seu resumo, vale super a pena deixar alguns termos com cores diferentes para que você bata o olho e se lembre logo do tema estudado.
Nesse passo, você deverá utilizar todas as suas anotações até aqui para assimilar o conteúdo, constatar o que entendeu até esse ponto e tentar explicar (pode ser para alguém: um colega ou um familiar, por exemplo) com suas próprias palavras.
Com tudo aquilo que está anotado, também é indicado elaborar pequenos esquemas e desenhá-los. Relacione termologias com conceitos, fórmulas com suas funções, períodos com acontecimentos, e por aí vai.
Por fim, é o momento de você escrever. O mais recomendado é que o resumo seja feito à mão, para que você possa ir memorizando até mesmo enquanto delineia as palavras. Há até estudos que apontam a eficácia desse modelo.
Mas se preferir, componha o seu resumo digitado no computador ou tablet.
De uma forma ou de outra, faça o texto com as suas próprias palavras, colocando aquilo que você entendeu.
E então, curtiu conhecer como fazer um resumo para estudar? Anote as dicas para conseguir bons resultados!