A prova de vida para aposentados volta a ser obrigatória a partir de janeiro de 2022, e os idosos que ficaram com a prova de vida pendente em 2021 devem realizar o procedimento, que é controlado pela Previdência Social, nos próximos meses.
Esse procedimento é fundamental para garantir que aposentados e pensionistas sigam recebendo normalmente, sem interrupções e bloqueios, e funciona como uma garantia para a Previdência Social de que os beneficiados estão vivos e usufruindo do que merecem.
E se você tem uma pendência nesse sentido, sabia que é possível fazer a prova de vida pelo celular? Os atrasos, devido a pandemia, e as demandas que devem aparecer durante este ano promoveram essa oportunidade incrível e fácil.
Nesse texto, vamos falar sobre como estão os prazos para as provas de vida que não foram realizadas em 2021 e como fazer prova de vida pelo celular. Esse método é bem simples e pode ser feito em qualquer smartphone moderno.
Novo calendário de vencimento
Os primeiros prazos para vencimento do prazo de vida neste ano comportam os atrasos de 2021. Com a pandemia, a Previdência não obrigou a realização da prova de vida, mas agora começará o ano cobrando esses atrasos.
Ou seja, até junho de 2022, apenas atrasos de 2021 serão cobrados no calendário de vencimentos, objetivando retomar o ritmo natural dos processos de comprovação de vida e regulamentação da Previdência Social.
- Provas de vida vencidas até dezembro de 2020 estão sujeitas a bloqueio a partir de fevereiro de 2022;
- As vencidas de janeiro até junho de 2021 entraram em competência de bloqueio a partir de março deste ano;
- Vencimentos em julho e agosto de 2021 podem acarretar em travamento no pagamento a partir de abril de 2022;
- Provas de vida vencidas entre setembro e outubro de 2021, podem gerar bloqueio em maio de 2022;
- Por fim, vencimento que ocorreram em novembro e dezembro do último ano vão gerar bloqueios em junho de 2022.
Portanto, preste atenção nesses prazos! O bloqueio faz com que o aposentado ou pensionista perca o direito de receber até que comprove que está vivo. Porém, nesse caso, o processo fica mais complicado.
Fazendo a prova de vida pessoalmente
Antes de explicar como fazer a prova de vida pelo celular, é importante frisar que ainda é possível fazer a prova de vida pessoalmente. Para isso, basta comparecer a uma agência do banco em que recebe o benefício com alguns documentos.
O CPF, o cartão do banco e um documento com foto são necessários para garantir o sucesso do procedimento. Ele é rápido, mas depende do deslocamento e do contato com outras pessoas, que muitos estão evitando desde o começo da pandemia.
Fazendo pelo celular
Fazer a prova de vida pelo celular é muito fácil. O primeiro passo é baixar o aplicativo Meu INSS, que pode ser encontrado nas lojas de aplicativo Google Play e App Store, dependendo de qual o seu aparelho.
Antes de acessar o aplicativo, entre no portal gov.br e faça uma conta com os seus dados, para garantir o fácil acesso ao aplicativo Meu INSS. Se você já tem uma conta feita no sistema do governo federal, utilize os mesmos dados para entrar no aplicativo.
Ao abrir e logar no aplicativo, você encontrará, no espaço Serviços em Destaque, a opção Prova de Vida. Ao selecionar Iniciar nesta opção você começará o processo de validação facial.
Agora, baixe o aplicativo MeuGov.br, disponível nas mesmas lojas digitais, e entre com a mesma conta. Autorize que o programa acesse seus dados e sua câmera. Siga as instruções do tutorial que vai aparecer na tela do celular e comece o processo.
Ao receber a mensagem Validação Facial realizada com sucesso! Você poderá avançar na realização de sua prova de vida. Com a garantia de seu rosto e com acesso aos seus documentos – que também serão pedidos durante o processo – você comprovará que ainda deve receber sua aposentadoria ou pensão.
Por fim, volte ao aplicativo Meu INSS. Ao clicar em Prova de vida nesta aplicação, você deverá ver uma mensagem confirmado que sua prova de vida foi feita com sucesso!
Dificuldade de Locomoção
Outra possibilidade no aplicativo é o agendamento para uma visita de um servidor do INSS a sua casa. Apenas idosos com dificuldade de locomoção estão aptos a essa opção, e devem apresentar um laudo médico que comprove sua dificuldade de locomoção.
Para isso, é necessário selecionar a opção Prova de Vida e depois clicar em Solicitar Prova de Vida – Dificuldade de Locomoção. O aplicativo pedirá que você anexe o laudo médico, em um arquivo que não deve ultrapassar 50MB.
Os aplicativos da Previdência Social oferecem importante soluções para facilitar os procedimentos e oferecer comodidade e praticidade na vida dos idosos que dependem de pensões e aposentadorias, e essa é mais uma opção.
Você pode fazer a prova de vida pelo celular a qualquer momento, desde que tenha uma boa conexão com a internet, o aplicativo instalado e os documentos a mão. O processo é simples e muito intuitivo!