Como fazer para desbloquear Auxílio Brasil caso seja suspenso
Confira o que fazer caso o benefício seja suspenso
Hoje falaremos sobre como fazer para desbloquear Auxílio Brasil caso seja suspenso. Aliás, essa informação pode ser muito útil para os beneficiários que recebem as parcelas, no entanto, se depararam com a mensagem de suspensão no aplicativo.
Por isso, veja a seguir as principais causas para isso e o que fazer para resolver, caso isso aconteça com você. Ficou interessado? Então, não deixe de ler até o final e fique por dentro deste assunto.
O que é o Auxílio Brasil?
Substituto do Bolsa Família, o Auxílio Brasil é um programa do Governo Federal para ajudar a população mais pobre do país.
Implementado pela gestão atual, o benefício prevê atingir mais de 100 milhões de brasileiros. A propósito, a criação do Auxílio Brasil tem o intuito de injetar mais dinheiro na economia brasileira. Além de disponibilizar mais recursos para as famílias em situação de vulnerabilidade social.
O valor inicial do Auxílio Brasil era de 400 reais. No entanto, em julho de 2022, graças a uma PEC para diminuir os impactos da situação de calamidade pública em que estamos vivendo, o valor subiu para 600 reais.
Todavia, vale dizer que o aumento só valerá até 31 de dezembro deste ano. Ou seja, a partir de 2023, o Auxílio Brasil voltará para o valor original.
Quem pode receber o Auxílio Brasil?
Para se eleger ao programa, é necessário que o cidadão se enquadre em alguns pré-requisitos.
Logo, um dos mais importantes é a faixa de renda mensal per capita da família. Assim, existem duas situações possíveis, onde o grupo familiar pode se enquadrar para garantir o benefício. São elas:
- Renda de até 105 reais por pessoa mensalmente, para entrar na faixa de extrema pobreza;
- Renda de até 210 reais por pessoa, para entrar na faixa de pobreza.
Nessa segunda opção, para que a família possa receber o Auxílio Brasil, também é necessário que o grupo familiar possua pelo menos um menor de 16 anos, PCD ou gestante.
Outra exigência do Ministério da Cidadania, é que todos os integrantes da família estejam cadastrados no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal. Dessa forma, tenham realizado a atualização cadastral a pelo menos 2 anos.
Por que o benefício pode ser suspenso?
Ultimamente, é possível encontrar diversos relatos de pessoas que, ao acessar o aplicativo para conferir seu benefício, se depararam com a mensagem de suspensão do Auxílio Brasil.
Portanto, a principal causa desse tipo de problema é a desatualização ou divergências no cadastro junto ao CADúnico.
Geralmente, a maior causa é o responsável pela família conceder qualquer informação errônea ou deixar de atualizar os dados à respeito dos integrantes do grupo familiar. Sendo assim, é possível que esse problema acarrete a suspensão, ou bloqueio do benefício.
Outra situação comum ocorre quando o Ministério da Cidadania vê a necessidade de bloquear o pagamento das parcelas. Aqui, é em caso de falta de comprovação da frequência escolar dos menores de idade.
Outro exemplo acontece quando a carteira de vacinas das crianças não está atualizada de acordo com o calendário de vacinação nacional. Afinal, essa também é uma das exigências do órgão para a continuidade do recebimento.
O que fazer para desbloquear Auxílio Brasil caso tenha sido suspenso?
Como vimos anteriormente, diversas situações podem causar a suspensão do Auxílio Brasil.
E caso isso venha a ocorrer com você, o primeiro passo é saber o motivo dessa suspensão.
Caso seja devido às divergências ou desatualização cadastral junto ao CadÚnico, a solução é reunir todos os documentos dos integrantes do grupo familiar. Além disso, também mostrar os comprovantes, de residência e de renda, atualizados da família.
Feito isso, vá até o Cras de sua cidade e faça o cadastro novamente. Em seguida, é só solicitar a revisão de seu benefício e aguardar a resposta.
Caso a suspensão se dê por falta de comprovação da frequência escolar, será necessário buscar atendimento na Secretaria de Educação de sua cidade. Para isso, leve os documentos dos estudantes. Depois, vá até o Cras e peça a revisão de seu caso.
Enquanto, para as famílias que perderam o benefício por conta da falta de atualização da carteira de vacinas das crianças, a solução é a seguinte: O primeiro passo é ir até um posto de saúde e averiguar se o calendário está em dia.
Logo após, é só levar a carteirinha atualizada a um posto do CadÚnico para a atualização dos dados e pedir a revisão do benefício. Por fim, com essas dicas, você poderá resolver, caso seu benefício seja suspenso ou bloqueado.