Se você mora em casa, não esqueça de limpar a sua caixa de água a cada seis meses. Com esse alerta inicial, hoje nós vamos contar como fazer a limpeza detalhada na caixa d’água e, assim, manter a sua água livre de impurezas e adequada para o consumo.
Apesar de você receber em sua casa a água tratada pela companhia de água e saneamento, é preciso manter a caixa d’água sempre limpa, pois pode acumular impurezas, resíduos sólidos e limo. Além disso, limpar adequadamente a caixa d’água evita que os encanamentos de sua casa fiquem trancados e que as bactérias acabem se proliferando.
A responsabilidade do tratamento da água é da empresa da sua região, até que ela chegue à sua casa. A partir daí, a responsabilidade é sua.
Você mesmo pode fazer a limpeza de sua caixa d’água, em pouco tempo, e usando poucos materiais.
Como fazer limpeza detalhada na caixa d’água?
Reserve um dia para fazer a limpeza da sua caixa d’água, mas, antes de começar, feche o registro de entrada de água, para cortar o fornecimento vindo da rua e gastar a água que está reservada na caixa. Quando a caixa de água estiver quase vazia você pode começar a fazer a limpeza.
Para isso, siga as seguintes instruções:
Separe os materiais que você vai utilizar
Para limpar a caixa de água, você vai precisar de:
- Luvas de borracha;
- Escova de nylon nova;
- Balde;
- Panos limpos;
- Água sanitária.
Feche o registro de entrada da água
O registro de entrada de água normalmente fica para o lado de fora da rua. Ao fechá-lo, você irá interromper a entrada da água na caixa de água. Você pode, também, prender a boia da caixa de água e assim, bloquear a entrada da água.
Esvazie a caixa de água
Para esvaziar a caixa de água, você pode lavar as calçadas, lavar roupas, dar água para as flores, lavar aquela louça deixada na pia, deixar o seu filho tomar banho demorado. Enfim, você pode fazer propositalmente muitas coisas na casa para esvaziar a caixa de água. Mas, evite o desperdício. Você pode, ainda, fechar o registro um ou dois dias antes da data programada para limpar a caixa de água.
Quando tiver aproximadamente entre 10 cm a 20 cm de água na caixa, você pode começar a limpeza. Coloque as luvas e mãos à obra.
Tampe a saída de água do interior da caixa
Ao tampar a saída de água do interior da caixa, você tranca a entrada de água no encanamento da casa. Essa atitude evita que os resíduos sólidos desçam pelos canos da residência.
Limpe a caixa de água
Para limpar a caixa, você deve colocar água sanitária e, com uma escova, esfregue as paredes e o fundo da caixa de água. Assim, escova e água sanitária são suficientes. Não use outros produtos como sabão ou detergente, pois não há necessidade.
Enxugue a caixa de água
Com os panos e um balde, enxugue a caixa de água, retirando toda a água do recipiente, deixando-a seca. Descarte a água do balde, pois estará suja e com água sanitária.
Encha a caixa de água e higienize os canos
Com a tampa de saída de água para os encanamentos fechada, encha a caixa de água abrindo o registro de entrada de água da rua.
Adicione 2 litros de água sanitária para cada 1.000 litros de água da caixa e deixe agindo por duas horas.
Não utilize essa água nesse período.
Passadas as 2 horas, feche novamente a entrada de água do registro e tire a tampa de saída de água para os encanamentos da casa. Assim, a água desinfetada desce para os encanamentos, limpando de forma segura.
Para esvaziar a caixa de água novamente, dê a descarga nos banheiros, abra as torneiras e faça a faxina da casa. Enfim, abra todas as torneiras e chuveiros para que a água com água sanitária limpe todos os encanamentos e, assim, se esvazie a caixa.
Atenção: Não use essa água para o consumo.
Encha novamente a caixa de água
Por fim, com a caixa de água vazia, abra o registro de entrada de água da rua. Encha a caixa que, agora, estará com água limpa e pronta para o consumo.
Não esqueça de tampar a caixa d ‘ água, para evitar a proliferação do mosquito da dengue! Siga essas dicas para viver com muito mais segurança e ter a água sempre limpa dentro da sua casa! Água é vida e cada dica para auxiliar é sempre bem-vinda, não é mesmo?