O ar-condicionado é uma das maravilhas do mundo moderno. Aliás, em um país tropical como o Brasil é fundamental ter este eletrodoméstico. Ainda mais, para quem vive em regiões mais quentes. No entanto, também é um produto que muitos esquecem de fazer a manutenção e a limpeza detalhada dos filtros.
Portanto, hoje vamos te ensinar como fazer limpeza detalhada em filtros de ar-condicionado e preservar o seu bem-estar e a saúde de sua família.
Em primeiro lugar, você precisa saber é que a função dos filtros é reter a sujeira no seu climatizador de ar. Ou seja, o que o próprio nome indica.
Então, se os filtros estiverem sujos o que vai acontecer é que toda o acúmulo de sujeira voltará para o ambiente. Ou seja, fungos, bactérias e poeira contaminarão o local. Com isso, há o alto risco da proliferação de problemas respiratórios e alergias.
Aliás, estes são perigos reais principalmente se lembrarmos que para um ar-condicionado funcionar portas e janelas precisam permanecer fechados.
Outro fator importante, é que os filtros sujos consomem mais energia. Afinal de contas, obriga o seu aparelho a trabalhar sobrecarregado. Consequentemente, vai danificar o seu aparelho.
Aqui, vamos separar a limpeza completa em duas etapas: a anual e mensal.
A primeira deve ser feita por um profissional especializado. Além disso, ainda tem como aproveitá-lo para fazer a manutenção geral de seu aparelho. Enquanto, a outra é uma limpeza completa, mas feita mensalmente. E o melhor, você mesmo pode fazer.
Mesmo que o filtro não aparente estar sujo, pois em alguns casos não há vestígios de sujeira, ainda assim, realize a limpeza. Em resumo, as bactérias, fungos e outros microrganismos são invisíveis a olho nu. Portanto, para realizar a limpeza completa siga os passos abaixo.
Antes de qualquer coisa, desligue o aparelho e retire o plug da tomada. Pois, ninguém quer que um acidente aconteça, não é mesmo?
Em seguida, retire o painel frontal com cuidado e passe um pano de microfibra seco no painel. Para isso, o pano de microfibra é o ideal, pois, ele não solta fiapos.
Verifique no manual de instruções como é feito o desencaixe do filtro. Em seguida, lave o compartimento com água morna.
Aliás, um aviso: não use escovas de limpeza e nem mesmo aspirador de pó no filtro, pois, isso pode danificá-lo. Por fim, deixe o filtro secar e o recoloque no lugar correto.
Simples, não é mesmo? Porém, existem dicas adicionais como, por exemplo, não usar produtos químicos no seu filtro a menos que sejam recomendados no manual de instrução. Assim como, sempre retirar a poeira da parte externa.
Mas além da limpeza do filtro e da parte externa de seu ar-condicionado tenha cuidados adicionais para a boa manutenção de seu aparelho.
Para isso mantenha portas e janelas fechadas durante o uso. Além disso, nunca fume em ambientes com o ar-condicionado ligado. Pois, as substâncias do cigarro não são apenas prejudiciais à saúde. Mas, elas também estragam a estrutura do aparelho.
Agora se você estiver pensando no filtro de ar-condicionado do seu carro, vem com a gente que te explicamos também.
Remova o filtro e o componente. Então, com um pano de microfibra retire toda a sujeira mais grossa. Em seguida, coloque o seu filtro em um balde com água e sabão líquido, mas não esfregue com escova de limpeza, use a parte macia da esponja. Agora, faça movimentos de cima para baixo. Assim, vai te auxiliar a retirar a sujeira.
Feito isso, enxague o filtro em água corrente e retire todo o sabão. Logo após, retire o excesso de água com um pano de microfibras e deixe o filtro secar à sombra. Por fim, verifique se ele está bem seco e encaixe novamente no lugar.
Aliás, a limpeza do filtro do ar-condicionado do carro, deve ser feita toda vez que lavar o automóvel.
Então, fique atento às nossas dicas, sabemos que são bem simples, mas pode estar certo de que são muito eficazes para garantir a sua saúde, a de sua família. Além de tudo, dará durabilidade e efetividade para seu ar-condicionado.
Mantendo rotinas de limpeza dos filtros você vai se refrescar sem preocupações. Fica a dica!