Quem fez e enviou sua declaração com informações incompletas ou erros pode retificar os dados a fim de evitar cair na temida malha fina. Declarar o Imposto de Renda 2023 certamente gera algumas dúvidas. Então, para evitar problemas, é importante que se reserve um tempo especial para preencher tudo com a máxima calma possível.
Mesmo assim, pode acontecer de, depois de enviar a declaração, você perceber que ficou alguma coisa para trás na Declaração do Imposto de Renda 2023. Mas, não há com o que se preocupar. Na matéria desta segunda-feira (20) do Notícias Concursos, você aprenderá a retificar o que está errado.
A retificação do IR é mais um recurso a ser utilizado pelo contribuinte a fim de corrigir todos os erros que porventura surgirem na declaração. Lembrando que a retificação é válida apenas quando é feito o envio, bem como o processamento completo.
Funciona da seguinte maneira: se um indivíduo enviou a declaração e somente depois percebeu um erro, dá para preparar a declaração retificadora. Este documento precisa conter todos os dados anteriormente declarados já com os ajustes feitos, seja uma alteração, adição ou exclusão de informações.
Caso você queira retificar a declaração através do programa do Imposto de Renda, é só seguir o passo a passo abaixo:
Mas, atenção! É preciso verificar se tudo está 100% correto antes de enviar o documento. Para isso, faça uma revisão no que foi ajustado, vá na aba “Fichas da declaração”, clique no ícone “Verificar pendências”.
Alguns alertas vermelhos impedem a entrega da declaração, portanto, precisam de ajustes. Já o alerta amarelo permite o envio, no entanto, chama a atenção para correções possíveis que devem ser feitas.
Também é possível enviar a declaração retificadora através do endereço eletrônico da Receita Federal, entrando no e-CAC. O passo a passo é assim:
Lembre-se: