Afinal, como fazer a limpeza em piso laminado? Iremos te apresentar algumas dicas incríveis para que você consiga realizar sua faxina de forma adequada. Assim, você não vai danificar o piso e ainda vai conseguir deixar sua casa impecável. Então, veja a seguir.
Saiba como fazer a limpeza em piso laminado
Afinal, como fazer a limpeza em piso laminado? Como toda parte da casa, é preciso cuidar atentamente do chão dos cômodos, adequando a limpeza aos diferentes tipos de pisos. Esse cuidado na limpeza torna o ambiente mais agradável para você e mais apresentável para eventuais visitas.
Porém, esses diferentes materiais podem gerar confusão e incertezas sobre o modo correto de realizar a limpeza. Por isso, trouxemos algumas dicas de como fazer a limpeza correta em piso laminado, para que você tenha bons resultados na sua faxina.
Dicas iniciais para evitar danificar o piso laminado
Você vai precisar de vassoura para realizar a limpeza inicial. Então, tente optar por uma vassoura de cerdas macias, pois evita arranhar o piso.
Os panos utilizados devem ser de algodão ou microfibras. Isso evita, mais uma vez, que você arranhe o piso sem querer.
Ainda, é importante ter cuidado ao arrastar os móveis, também pela possibilidade de arranhões. Você pode colocar um saco ou forrar os pés dos móveis. Pedir ajuda para carregar pode ser a opção ideal. Entretanto, tenha bastante cuidado no momento de colocar o móvel novamente sobre o piso.
Dicas para o momento da limpeza
Você pode utilizar água morna ao invés de água fria para facilitar a retirada de sujeira. Ainda, se misturar com um detergente, o efeito será potencializado e essa sujeira será retirada ainda mais facilmente.
Utilize panos adequados, principalmente de algodão ou microfibra. É importante não usar o pano encharcado, pois pode causar um desgaste no material do piso laminado. Dessa forma, acaba diminuindo o seu tempo de durabilidade.
Ainda, você deve evitar usar água sanitária ou qualquer produto semelhante, já que os compostos presentes nesses produtos podem criar manchas que são difíceis de serem retiradas depois. Ainda, nesse mesmo grupo, você não deve usar cera, derivados de silicone e/ou bicarbonato de sódio, pois podem danificar ainda mais o material do piso.
Por último, mas não menos importante, você nunca deve usar esponjas de aço ou lixas. Afinal, esses materiais podem arranhar irreversivelmente o seu piso laminado e criar aquele aspecto de “parecer nunca estar limpo”.
Mas agora vamos lá! Quais os ingredientes e os passos para fazer a limpeza
A primeira receita é simplesmente com água e detergente. Essa receita sozinha já é útil para você limpar corretamente o seu piso.
Receita: Apenas 3 litros de água e 1 colher de chá de detergente (você também pode substituir 500ml por álcool)
Primeiramente, você deve utilizar uma vassoura ou um aspirador de pó para tirar “o grosso” da sujeira.
O uso do aspirador de pó requer cuidado para que não seja arrastado pelo piso. Mas ele é útil e pode ser usado para realizar aquelas limpezas diárias que mantêm o piso minimamente limpo mesmo sem a lavagem.
Seguindo com a limpeza, após retirar o excesso, você pode utilizar um balde para fazer a mistura da água com o detergente (e o álcool). Com isso, utilize um pano de algodão ou microfibra para ir molhando e aplicando a solução sobre o piso. Dessa forma, o ideal é esfregar o pano na direção da textura do piso para que a limpeza seja mais eficiente.
Você nunca deve jogar a água do balde diretamente sobre o piso. Isso é pelo mesmo motivo para não usar o pano encharcado, que é para evitar o desgaste do material.
Assim, após retirar o restante de sujeira com a mistura, você pode usar outro pano (sempre microfibra ou algodão) para continuar a limpeza. Nesse momento, o pano deve estar úmido, tendo sido molhado apenas com água.
Depois, utilize um pano seco para secar todo o piso. Lembrando que não pode deixar água por muito sobre o pisco. Então, é importante secar toda a extensão logo após terminar o enxágue.
Para finalizar a limpeza e proporcionar mais brilho, você pode aplicar um lustra móveis com um pano.
Dicas extras
Em casos de manchas, você pode utilizar a solução de álcool puro sobre o local manchado. Assim, faça isso após retirar o excesso de sujeira. Entretanto, faça isso antes de aplicar a mistura com detergente.
Ainda, em casos específicos de manchas de tinta, usar um pouco de querosene costuma funcionar muito bem sem causar danos para o piso.
Dica final com receita de álcool e vinagre
- 1 litro de água;
- 3 colheres de sopa de vinagre branco;
- 250ml de álcool.
Você vai aplicar da mesma forma que a solução com detergente. Vale lembrar que não se pode usar vinagre puro, pois danifica o piso. Por fim, você pode usar uma essência a seu gosto caso se incomode com o cheiro.
Então, esperamos que todas as nossas dicas te ajudem na hora de fazer a limpeza no seu piso laminado!