Investir em ações que ajudem a evitar as estrias na gestação é o objetivo de muitas mulheres que temem as marquinhas na região da barriga e das mamas.
Essas marquinhas são provenientes do crescimento dessas regiões do corpo, que causam pequenas fissuras na pele que, mais tarde, transformam-se em estrias.
Sendo assim, é importante tratar bem a pele para que esse tipo de “lesão” seja evitada e, assim, a mulher possa se proteger efetivamente das estrias.
Neste texto, reunimos algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. Confira lendo-o até o fim!
Como evitar as estrias na gestação?
Existem pequenos hábitos que podem ser implementados na rotina, de forma simples, para evitar as estrias na gestação. Além disso, lembre-se de conversar com um dermatologista, para que ele avalie a sua pele e prescreva ações ainda mais assertivas.
Afinal, como cada caso e cada gestação são únicos, o ideal é que um profissional qualificado avalie sempre, ok? Assim, as chances de sucesso serão ainda maiores.
Além disso, investir em hábitos saudáveis também é pertinente, como por exemplo:
1. Evite banhos muito quentes
Os banhos muito quentes podem agredir a nossa pele, independentemente de estarmos grávidas ou não.
A água muito quente acaba ressecando o tecido cutâneo, o que o deixa mais sensível e propenso à descamação e até mesmo “lesões”, como as estrias.
Por isso, investir em banhos com água morna, ou mesmo fria, pode ser mais interessante na hora de evitar as estrias na gestação.
Porém, se o dia estiver muito frio, nada de tomar banho gelado, ok? Pois isso poderia ocasionar casos de hipotermia. Fique atenta!
2. Hidrate bem a sua pele
A hidratação da pele é muito importante quando pensamos em evitar as estrias na gestação. Isso porque, quando a pele não está hidratada, ela pode acabar perdendo elasticidade. Logo, ela não estica tão facilmente.
Essa falta de elasticidade pode fazer com que a pele “se esforce demais” por conta do crescimento da barriga, ocasionando o aparecimento das estrias.
No entanto, aqui vale um adendo: só use hidratantes e óleos feitos especialmente para mulheres grávidas ou prescritos pelo seu dermatologista. Afinal, não são todos os cosméticos que podem ser usados na gravidez, ok?
3. Faça massagens para ativar a circulação
As massagens com óleos podem ajudar a ativar a circulação na região das mamas e da barriga. Esse aumento da circulação sanguínea faz com que o organismo distribua mais nutrientes e vitaminas na região.
Logo, isso quer dizer que a pele fica mais saudável, forte, hidratada, etc., o que fornece subsídios para que ela fique mais flexível também.
Portanto, que tal separar um momento do dia para relaxar e fazer massagem em si mesma?
4. Beba bastante água
Assim como é necessário hidratar a pele com cosméticos para evitar as estrias na gestação, beber bastante água também faz toda a diferença. Afinal, a água ajuda a hidratar de dentro para fora, além de ser a responsável por auxiliar na remoção de toxinas presentes no organismo – inclusive na pele.
Por isso, saiba a quantidade ideal de água para o seu corpo e consuma de forma saudável, todos os dias, protegendo não só a sua pele, como a sua saúde como um todo.