A procrastinação é um comportamento normal, que consiste em adiar atividades importantes que necessitam ser realizadas. Muitas vezes ela é relacionada com a preguiça. Ademais, ela está associada a atitudes como deixar tudo para depois, e a sensação de que tem várias tarefas a serem realizadas, porém, não consegue as concluir.
O sentimento de culpa é bastante comum, a pessoa também sente um alívio por não fazer determinado serviço naquele momento. Todavia, a procrastinação acaba por afetar a qualidade do trabalho do profissional, que passa uma imagem de pessoa irresponsável, que não consegue ter eficiência e produtividade em seu dia a dia.
O fato de o trabalhador não conseguir atender às suas demandas no tempo estipulado, atrapalha a sua imagem como profissional e a da própria empresa onde atua. Alias,é um obstáculo que influencia toda a equipe de colaboradores da organização. Desse modo, a procrastinação deve ser evitada a todo custo.
Neste cenário, qualquer distração acaba por atrapalhar o serviço do empregado, deixando as tarefas para depois. emsíntese, se manter focado pode ser um desafio e tanto, visto que o profissional pode ficar tentado a, por exemplo, olhar a todo momento seu celular, e-mail, vídeos e outras atividades desnecessárias à sua função.
O cérebro vê a procrastinação como uma coisa boa, pois prefere uma recompensa imediata. Analogamente, ele processa coisas concretas e não abstratas. Dessa maneira, sair da zona de conforto é difícil, ele realiza uma batalha contra atividades que prometem uma recompensa futura causadas pelo esforço presente.
Fatores psicológicos como cansaço, problemas pessoais, sobrecarga de trabalho, saúde e desmotivação podem ser as causas da procrastinação. Isso se deve ao fato de que eles mexem com as emoções e tiram o foco da rotina corporativa. Desse modo, é preciso que o profissional nestas horas busque desenvolver as chamadas soft skills e a sua inteligência emocional.
O medo, a dúvida e a insegurança também podem influenciar na rotina do trabalhador. Vale ressaltar que o profissiosnal acaba por evitar as atividades mais complexas. Dessa forma, o profissional deve buscar ajuda, expor a situação a seu chefe e procurar resolver a questão o mais rápido possível.
O profissional também relega o trabalho a ser feito em razão de uma falta de prioridades. Ele dá atenção a atividades corriqueiras ao invés de focar no que é mais importante e urgente. Muitos trabalhadores desperdiçam seu tempo, por exemplo, lendo e-mails e participando de redes sociais.
Com algumas mudanças de atitude e de hábitos o profissional pode evitar a procrastinação no ambiente organizacional de modo a aumentar seu foco, eficiência e produtividade na rotina corporativa. Veremos a seguir algumas dicas para evitar a procrastinação no trabalho:
O trabalhador deve se programar antecipadamente de forma a organizar a sua rotina na empresa. É preciso anotar as tarefas a serem concluídas, priorizando o que é mais importante e urgente. É uma maneira de garantir um alto desempenho e uma maior motivação, visto que há uma gratificação ao conquistar as suas metas diárias.
Não se deve apressar o seu trabalho, é importante concluir o que deve ser feito com calma, visto que o trabalho deve ser de qualidade. Muitas vezes o profissional acha que consegue realizar todas as atividades do dia ou até mesmo da semana em duas horas. É importante que se saiba gerenciar o seu tempo.
Pegue todas as obrigações do dia na empresa e as divide em tarefas menores. O trabalho fica mais fácil e produtivo, além de aumentar o foco e a sua motivação. Com pequenos passos seguidos é possível conquistar as metas e objetivos do dia de modo que se evite a procrastinação no trabalho.
A rotina corporativa nem sempre é a mesma, podem acontecer imprevistos durante a jornada de trabalho. Ao organizar as atividades do dia é importante deixar uma brecha em seus horários para o caso de acontecer eventuais problemas relacionados ao seu trabalho na organização.
O profissional deve evitar fazer muitas tarefas ao mesmo tempo. Pode parecer que o trabalhador está ganhando tempo e sendo mais produtivo, mas no final ele acaba por influenciar na qualidade de seu serviço. O cérebro só consegue prestar atenção a uma tarefa por vez, portanto, é preciso ter foco.