Existem várias formas de vender produtos e serviços online, como escrever Copywriting para seu público. Essa é uma das técnicas que ajudam a tornar seus conteúdos mais atrativos para os possíveis clientes da sua empresa.
Portanto, se você quer começar a escrever textos persuasivos para a internet, continue acompanhando este conteúdo. Deixamos algumas dicas importantes para te ajudar a entender como dar os primeiros passos para impulsionar seus produtos ou serviços.
O que é Copywriting?
Dentro do marketing digital, existem várias técnicas para levar seu produto ao possível cliente que está em busca de algo online. Entre elas, aprender como escrever Copywriting é uma das principais, para potencializar suas vendas.
O Copywriting é um processo para a produção de conteúdos persuasivos para ações e campanhas de marketing. Assim, é um texto guiado para determinadas atividades, principalmente o processo de compra.
Dessa maneira, ele possui algumas estruturas básicas, com foco em transformar interesse em ações, como a compra. Portanto, é uma ferramenta importante e funcional para conseguir impulsionar suas vendas e seus negócios.
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Como escrever Copywriting para vender mais?
Então, agora que você já conhece a técnica e sabe para que ela funciona, é hora de aprender algumas dicas importantes sobre esse estilo de escrita. Por isso, separamos algumas regras essenciais para você conseguir melhorar suas vendas.
1. Escreva corretamente
Pode parecer uma dica muito básica, mas faz uma grande diferença na hora de criar conteúdos: escrever de forma certa. Assim, passar uma imagem profissional e eficaz pode ajudar a conquistar um visual e uma imagem melhor para sua empresa.
Portanto, mesmo que você dedicar tempo para uma campanha mais informal, evite os erros de português em seus textos. Mantenha as peças claras, objetivas e focadas sempre em tornar seu produto ou serviço o mais atrativos possíveis, sem exagerar.
2. Seja persuasivo
Persuadir sem forçar uma compra é de fato uma arte. Afinal, se você “empurrar” muito o seu produto ou serviço, pode perder a conexão com o cliente. Mas afinal, o que é então esse tipo de persuasão?
Por exemplo, se você quer vender um serviço, o mais importante é descrever porque o cliente precisa daquilo, em benefícios. Detalhar as vantagens, que tipos de problema podem ser resolvidos ou até mesmo como ele funciona a inovação que ele traz.
3. Conheça seu público – como escrever Copywriting
Então, na hora de escrever seu texto para persuadir clientes, é importante conhecer seu público de forma completa. Cada nicho de clientes exige uma abordagem e acompanhamento diferentes dentro do marketing.
Alguns pontos podem mudar completamente a forma como você apresenta seu produto. Desde cores, linguagem e até mesmo o tipo de plataforma (mídia física, online e formas de comunicação) que você irá usar para chegar até seu público, por exemplo:
- Idade do cliente alvo;
- Costumes e hábitos de compra;
- Principais dores e problemas do cliente;
- Modo de vida;
- Estrutura social e nível de escolaridade.
Assim, é importante conhecer esses tipos de diferentes peculiaridades para acessar melhor e adaptar sua comunicação. Afinal, quem tenta vender para todo mundo, acaba não conseguindo vender para ninguém.
4.Escreva para quem você quer vender
A maioria das pessoas que quer vender na internet esquece de um ponto muito importante para o sucesso: focar em seu possível cliente. Por exemplo, escrever Copywriting para advogados é diferente de escrever para jovens que buscam comprar jogos.
Por isso, é muito importante conhecer o tipo de comunicação que seu público alvo costuma usar e se conectar melhor. Mantenha em mente: pessoas se conectam com conteúdos emocionais, coisas que impactam sua vida.
Então, na hora de escrever um texto persuasivo, se conecte com seu cliente escrevendo de maneira que ele entenda. Nada de conteúdos muito complicados, se o seu público busca simplicidade, nada de informalidade, se o seu cliente é formal.
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5. Use bullet points – como escrever Copywriting
Outra forma importante de conseguir escrever textos mais persuasivos, é usar a estrutura de bullet points (listas com marcadores). Assim, elas podem tornar seu conteúdo mais simples para quem estiver lendo.
Dessa maneira, os leitores conseguem entender os pontos principais do seu texto, de um jeito bem fácil e prático. Ainda, você pode marcar os tópicos principais, deixando em evidência algumas informações mais essenciais do seu produto ou serviço:
- Benefícios de comprar ou contratar;
- Principais informações sobre o produto ou serviço;
- O que o leitor aprenderá com seu curso;
- Pontos principais de problemas que o seu produto resolve.
Ainda, é possível explorar de forma bem dinâmica as listas com marcadores. Por isso, veja quais são os principais pontos sobre o que você quer vender, e aproveite para destacar dentro do texto usando esse recurso.
6. Aproveite os gatilhos mentais
Ainda, é fundamental aproveitar os gatilhos mentais durante a parte da escrita do seu texto para vendas. O cérebro humano funciona de maneira bem básica: antes de processar de fato um texto, nós observamos algumas coisas funcionais na hora de escrever Copywriting.
Por exemplo, os negritos que você insere ao longo do conteúdo, algumas palavras essenciais, ou até mesmo a maneira como ele está na tela. Lembre sempre de algumas dicas e os motivos para utilizar essa configuração no texto:
- Coloque palavras-chave em negrito;
- Insira verbos como comando mental (clique, aproveite, descubra, peça, compre);
- Use textos curtos;
- Aproveite o gatilho de escassez (últimas vagas, vagas limitadas);
- Aproveite o gatilho de urgência (Somente essa semana).
Ainda, existem vários outros gatilhos mentais importantes para usar na hora de escrever Copywriting. Eles podem variar de acordo com o seu público, já que alguns tipos de linguagens funcionam melhor com determinados grupos sociais e de idade.
7. Seja criativo – como escrever Copywriting
Por fim, outra dica essencial é manter a criatividade em alta. Afinal, lembre sempre que pessoas se conectam com pessoas. Ser persuasivo é apenas uma parte de todo o contexto para conseguir atrair e converter curiosos em clientes.
Assim, a criatividade pode trazer um interesse maior durante a leitura do texto, criando um vínculo atrativo com o leitor. Por isso, sempre explore bem o perfil de possíveis clientes, e como essas pessoas se relacionam com o processo de compras na internet.
Então, se você gostou dessas dicas e quer aprender um pouco mais, continue acompanhando outras dicas incríveis por aqui. Aproveite para entender como melhorar suas vendas, criar conteúdos melhores e impulsionar seu negócio.