Atualmente, o peixe pode ser vendido sob duas formas: in natura e congelado. Hoje, nós vamos te dar dicas de como escolher peixe para comprar, seja de uma forma ou de outra. Com essas dicas incríveis, você vai poder escolher a melhor carne para levar para casa. Então, aproveite!
Afinal, como escolher peixe para comprar? A carne de peixe pode substituir as carnes vermelhas e o frango na alimentação, pois ela é rica em proteínas. As proteínas servem para desenvolver massa muscular, bem como cabelos, pele, renovação das células, entre outras.
Os nutricionistas incentivam a substituição da carne vermelha e do frango pela carne de peixe, pelo menos duas vezes na semana. Essa recomendação se justifica pela redução de gorduras na alimentação e a adição de ácidos graxos, que ajudam no bom funcionamento de todo o organismo humano.
Além disso, as proteínas também são importantes para manter o sistema imunológico em dia.
O peixe, por conter vitamina D, evita problemas como diabetes, infertilidade, câncer e doenças cardíacas. A vitamina D age como um hormônio esteroide (realiza o controle metabólico, hidrossalino e sexual).
Assim, atua prevenindo a osteoporose, juntamente com o ômega 3, aumentando a absorção de cálcio e prevenindo o desgaste dos ossos. O cálcio ajuda a fortalecer os dentes e ossos.
Além disso, o peixe possui ômega 3, que é um óleo necessário para o corpo humano, prevenindo inflamações e favorecendo a saúde cardiovascular e cerebral.
Escolher peixe para comprar pode ser realmente uma tarefa difícil para quem não conhece as técnicas ou não sabe reconhecer as espécies. Sendo assim, nada mais justo do que compreender como escolher, seja a porção congelada ou fresca. Então, veja agora.
Se o peixe tiver as seguintes características, você pode comprar sem medo:
Se o peixe apresentar as seguintes características, pode comprar sem medo:
Se o peixe estiver congelado, deixe-o na embalagem até descongelar todo o peixe. Mas se o seu tempo é pouco para descongelar o peixe, você pode colocá-lo na embalagem original, dentro de um recipiente com água fria por 1 ou 2 horas.
Não retire o peixe da embalagem para descongelar, pois pode perder seus nutrientes. Se você colocar o peixe para descongelar no sol ou próximo ao calor, vai alterar a sua textura, o seu sabor e os seus nutrientes.
Caso o peixe esteja in natura, o ideal é consumi-lo no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte. Se for consumi-lo no dia seguinte, guarde-o na geladeira.
Agora que você já sabe como escolher peixe, congelado ou in natura, aproveite para comer essa iguaria tão saborosa e saudável para seu organismo. Então, crie hábitos de alimentação saudável!