Como escolher panela de pressão elétrica - Notícias Concursos

Como escolher panela de pressão elétrica

Saiba tudo sobre este tipo de panela e escolha qual mais atende suas necessidades

Você sabe como escolher panela de pressão elétrica? Esse item tão importante na cozinha está sendo cada vez mais requisitado na casa dos brasileiros. Sendo assim, é muito importante que você confira as nossas dicas incríveis para não errar no momento da compra. Hoje, vamos te passar informações que irão ajudar muito na hora da sua escolha. Acompanhe. 

Veja como escolher panela de pressão elétrica

Investir em produtos domésticos sempre nos gera dúvidas e inseguranças para que façamos uma boa escolha e consiga adquirir um produto de qualidade, tendo, assim, um excelente custo-benefício. No caso da panela de pressão elétrica, gera ainda mais confusão, pois existem uma grande variedade de opções no mercado. Então, como escolher panela de pressão elétrica?

Assim, muitas aparentemente são escolhas interessantes e consideráveis. Com isso, é importante se atentar para escolher uma panela que mais se adeque às suas necessidades e sua realidade na cozinha. Mas antes de saber os critérios para que você faça uma boa escolha, veja algumas vantagens da panela de pressão elétrica em comparação à panela convencional. 

Vantagens

Primeiramente, a panela de pressão elétrica possui um perfil de segurança muito maior quando comparada com outros tipos de panelas, principalmente quando vem acompanhada da função de desligamento automático no término do cozimento. 

Um caráter interessante é a sua versatilidade, pois também pode ser usada como panela comum, sendo também uma opção mais silenciosa. 

Ainda, é uma panela que economiza gás e não ocupa o fogão. Dessa forma, proporciona um espaço para cozinhar outros alimentos e otimizar o tempo. 

Tamanho 

É importante observar a capacidade total e a capacidade utilizável da panela. Normalmente, varia de 3 a 6 litros com 2/3 utilizável. 

Você vai escolher de acordo com sua realidade. Panelas de 3 litros é ideal para pessoas solteiras e até mesmo casais. Entretanto, já aquelas de 5 ou 6 litros são mais adequadas para famílias maiores ou para trabalhos Nesses casos, você pode usar, por exemplo, em restaurantes e serviços de marmita. 

Outro ponto importante é se atentar para o espaço que você possui para guardá-la, pois dependendo do tamanho pode ocupar uma parte significativa do seu armário, por exemplo. 

Potência 

A potência normalmente varia entre 700W e 1000W e vai influenciar diretamente no tempo de preparo dos alimentos. 

Se você precisar otimizar o seu tempo, uma potência maior é mais ideal, pois quanto maior for a potência, menor será o tempo de cozimento das refeições.

É importante se atentar ao gasto de energia, já que maiores potências tendem a consumir mais. Assim, a sua conta pode chegar um pouco mais cara no final do mês. Então, para que não haja surpresas, é interessante considerar esse fator na hora da compra. 

Dispositivos de segurança 

Esse critério é ainda mais importante se você não tiver uma boa relação com a panela de pressão e tiver aquele leve medo. E está tudo bem! 

Você pode optar por panelas com alças antitérmicas e com controle automático de pressão (que acompanha o desligamento automático). Assim, há uma segurança maior e evita possíveis acidentes. Além, claro, do travamento automático depois de um tempo específico.

Algumas panelas também possuem coletor de vapor e uma válvula responsável por aliviar a pressão, conferindo um perfil de segurança ainda maior. 

Material da panela 

Material da panela  - Reprodução Canva
Material da panela  – Reprodução Canva

As panelas de pressão elétricas geralmente são produzidas com alumínio ou aço inox (separadamente), mas você também pode encontrar panelas com multicamadas que são fabricadas com ambos materiais.

A panela de alumínio é interessante, mais uma vez, para otimizar o seu tempo. Como é feita de um material que possui boa condução de calor, a pressão é alcançada mais rapidamente. Entretanto, pelo mesmo motivo, a comida permanece aquecida por menos tempo na panela. 

No caso da panela de aço inox, o que acontece é o processo inverso. Esse material tem um perfil de condução térmica menor que do alumínio e, por isso, demora um tempo maior para alcançar a pressão. No entanto, ele mantém o alimento aquecido por muito mais tempo dentro da panela. 

Ainda, existem as panelas de multicamadas, que normalmente possuem 2 camadas de aço inox que envolvem 1 camada de alumínio. Claramente, é uma opção que une os benefícios das panelas anteriores. Nesse caso, a panela de pressão possui uma boa condutividade térmica (alumínio) e alcança a pressão em um tempo mais rápido. Ao mesmo tempo, ela tem sua condutividade reduzida pelo aço inox. Isso deixa o alimento aquecido por mais tempo. 

Digital/analógica

Para fechar, você pode escolher como gerir as funcionalidades da sua panela. 

A panela de pressão digital é mais prática e vem acompanhada de alguns tempos de preparo pré-programados. E você também tem liberdade de escolher o tempo para outros alimentos mais inespecíficos. 

No caso da panela de pressão analógica, as opções de cozimento são mais simples e o controle é feito pelo tempo que você mesmo estabelece. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?