Uma das formas de investimento que estão em alta nos dias de hoje, é investir em cotas de franquia. Ou seja, você se torna investidor e passa a ter parte dos lucros. Por isso que hoje, nós indicaremos como escolher cotas desse nicho para investir e obter retorno.
O que é uma cota de franquia?
Este tipo de cota ocorre quando uma franquia oferece a venda de uma parte porcentual para investidores. Então, em troca ele adquire o direito de receber a sua parte porcentual dos lucros da empresa.
Para a franqueadora, esta cota de franquia recebida, possibilita a realização de investimentos em várias partes. Por exemplo: na unidade piloto, na expansão, em tecnologia para processos mais efetivos, além de outros investimentos possíveis de serem realizados.
Para o cotista, ele somente compra cotas da franquia. Isto é, não precisará trabalhar na companhia. Além disso, não fica responsável pelas operações ou pela gestão dela. Ele investirá e receberá rendimentos sobre o faturamento da empresa.
Mas é preciso que fique claro: ser cotista desse tipo de negócio não é uma atividade regulamentada no Brasil. Na verdade, a alternativa possível é que o cotista se torne sócio investidor da franquia.
Como sócio investidor, os riscos existem. Pois, a franquia pode não obter lucro líquido. E assim, o sócio investidor terá que fazer aportes dos prejuízos de maneira proporcional à sua quantidade de cotas da franquia.
O que são empresas especializadas em cotas de franquias?
Já estão surgindo empresas especializadas em cotas de franquias. Desta forma, as companhias aproximam os sócios investidores dos franqueadores e fazem a intermediação do negócio.
Estas empresas especializadas precisam possuir regulamentação pela CVM (comissão de Valores Mobiliários) que regulariza e fiscaliza a ação destas empresas. Além disso, precisam estar associadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising), e assim, obter confiabilidade.
Como o investidor escolhe as cotas de franquias nestas empresas?
Para escolher as cotas de franquias nas empresas especializadas é preciso seguir os seguintes passos:
- Realizar um cadastro na empresa;
- Receber e analisar propostas de cotas de franquias;
- Decidir pela quantia de cotas a serem adquiridas;
- Assinar contrato com a franqueadora;
- Realizar a transferência dos valores para a companhia;
- Acompanhar o retorno dos investimentos e os balanços da franqueadora diretamente no site da empresa especializada.
É possível fazer investimentos em cotas de franquias sem intermediação?
Sim. O investidor entra em contato diretamente com a franqueadora. Então, toma conhecimento das quantidades de cotas de franquias e os valores. Na sequência, define os valores a investir, realiza o contrato de sócio investidor, assinando e aceitando todos os termos.
Por fim, ele aguarda o retorno do investimento em parcelas que podem ser mensais, semestrais ou anuais sobre os lucros líquidos obtidos pela franqueadora. Ou, deverá arcar com os prejuízos de maneira proporcional à quantidade de cotas.
Quais são os pontos positivos em investir em cota de franquia?
Entre os principais pontos positivos em investir em cotas de franquias tem-se:
- O sócio investidor terá todas as informações sobre as operações da franqueadora, principalmente no que se refere à questão financeira.
- Além disso, é possível investir em franquias que estão com forte poder de mercado e obter lucros maiores.
- Normalmente o retorno ocorre em torno de 12% a 18% sobre o investimento. Isto é, um dividendo muito maior do que vários investimentos existentes no mercado financeiro.
- O seu retorno do investimento não exige que você faça esforços para ganhar este dinheiro. Na verdade, o único esforço será participar de reuniões para apresentar os resultados da franquia.
- Você pode participar com a quantia de cotas que quiser, não necessariamente precisa comprar todas as cotas disponíveis daquela franquia.
- Os lucros da franqueadora serão divididos em percentuais de quantidade de cota entre os investidores.
Assim, se torna extremamente importante para o sócio investidor, escolher franqueadoras que já estão consolidadas no mercado. Ademais, buscam a expansão do negócio ao abrir o sistema de cotas.
Como é um negócio relativamente novo, vale a pena ter uma conversa franca com a franqueadora. Assim como, conhecer sua estrutura financeira para realizar os seus investimentos. Pois, você também será responsável pelos prejuízos acumulados.
Assim, escolha bem a empresa, e realize seus investimentos em cotas de franquias. Normalmente a rentabilidade é muito maior do que muitas aplicações do mercado financeiro, e você consegue minimizar os riscos.