Saiba como escolher carnes no açougue
Confira as nossas dicas para comprar as melhores carnes do local
As proteínas são muito importantes na alimentação. Quem faz uso delas precisa saber como comprá-las. Por isso, hoje resolvemos selecionar algumas dicas para que você saiba como escolher carnes no açougue sem nenhuma preocupação e com mais entendimento do assunto. Então, confira as nossas dicas incríveis!
Por que é importante escolher bem as carnes no açougue?
Afinal, como escolher carnes no açougue? Fazer a escolha correta das carnes é muito importante, pois você não corre o risco de cair no erro de comprar uma carne passada ou que não esteja de acordo com o seu gosto. Afinal, existem carnes mais fibrosas, com mais gordura ou carnes mais macias.
Se você quer produtos com ótima qualidade e sem passar sufoco para tê-los, veja com atenção todas as dicas para você não errar na sua escolha.
As dicas essenciais de como escolher carnes no açougue
Existem diversos fatores que influenciam na escolha da sua carne. Pode ser aparência, textura, cheiro, etc. Mas, em geral, nesses locais quase nunca é possível fazer a primeira identificação pelo cheiro. Então, fique atento às outras formas de identificar e, assim, fazer uma ótima escolha.
Verifique a coloração da sua carne
Saber verificar a coloração da sua carne vai te ajudar muito na escolha da sua peça. Você precisa entender que é necessário que a sua carne esteja vermelha, um vermelho vivo. Isso vai indicar que a sua carne está em ótima condição, fresca e atendendo todos os requisitos de uma boa carne.
Caso essa carne esteja com uma coloração mais escura, ou até mesmo esverdeada, você não pode fazer a compra dela. Afinal, isso indica que essa carne teve alguns problemas ao longo do seu armazenamento. Portanto, pode ter sido por problemas de refrigeração ou, até mesmo, alguma bactéria.
Saiba escolher a sua carne com gordura através da cor da mesma
Você gosta de uma carne com aquela gordurinha? Geralmente muitas pessoas gostam da carne assim para fazer um churrasco com a família aos domingos. Entretanto, é necessário que você saiba escolher a carne corretamente para essa finalidade.
Você pode fazer isso através da cor da gordura da carne. Afinal, uma boa carne para churrasco é uma carne com uma gordurinha. Então, essa gordura deve ser de uma cor que se assemelhe à cor da margarina ou da manteiga.
De repente, você pode notar que a carne que está pretendendo comprar está com a gordura em um tom mais amarelado ou, então, beirando a uma cor de caramelo. Se esse for o caso, é importante que você não faça a compra desta carne, porque a gordura dela pode não estar boa. Portanto, isso pode acabar atrapalhando o seu sabor diretamente.
Se você gosta de uma carne macia e com muito sabor, preste atenção nessa dica
A maciez da sua carne está diretamente ligada à textura da sua carne. Então, é importante que você verifique com toque a carne para ter certeza que ela está macia. Se a carne estiver com rigidez assim que você tocá-la, significa que ela é um corte dura. Se for esse o caso, não há nada que você faça que vai deixá-la macia.
O sabor da carne está ligado ao marmoreio na sua peça. Essa parte você percebe apenas de olhar. Uma carne rica em sabor, com bastante gordura e bem suculenta, é uma carne com pequenos riscos brancos dentro dela. Assim, isso indica que é uma carne extremamente saborosa.
Fique atento à forma que a sua carne foi embalada
A maneira como a carne embalada diz muito sobre o conteúdo dela. Na maioria dos açougues, a carne costuma ser embalada na hora. Dessa forma, as peças ficam expostas dentro de refrigeradores de vidro, para que você veja como está a carne. Entretanto, em alguns casos, as peças de carne já estão embaladas.
Para saber se a carne está boa mesmo com ela embalada, você precisa ficar atento. Atento não somente à cor, como dito anteriormente, mas precisa verificar, também, a quantidade de sangue que há dentro dessa embalagem.
Uma grande quantidade de sangue é um péssimo sinal e, portanto, você não deve comprar essa carne. Isso demonstra que ela perdeu uma boa parte do sulco dela e, consequentemente, isso afetará o seu sabor e a sua textura. Então, opte por uma carne embalada e com pouco sangue na sua embalagem ou quase nenhum.
Agora que você já sabe essas dicas incríveis que vão te ajudar a escolher carnes no açougue, basta você colocar em prática! Assim, nunca mais você fará uma compra de uma peça de carne ruim!