Para equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto é preciso exercitar a sua autodisciplina. Caso contrário, há riscos de você misturar os dois âmbitos da sua vida de uma maneira intensa – e muito facilmente.
Para lhe ajudar, portanto, elencamos algumas dicas que podem ser úteis para esse propósito. Acompanhe e saiba mais!
Não existe segredo. Você terá que se dedicar para conseguir atingir um equilíbrio entre as duas áreas da sua vida. Caso contrário, todas as coisas poderão se misturar e a sobrecarga de trabalho pode surgir.
Sendo assim, comece olhando para si mesmo: Como anda a sua rotina? Você respeita um expediente/horários? Pense sobre isso. Assim você conseguirá ter um bom ponto de partida.
E para lhe ajudar nessa caminhada, temos outras dicas:
Saber qual é o seu expediente de trabalho pode fazer toda a diferença. Caso contrário, você sempre terá aquela sensação de que pode “fazer mais uma coisinha” e assim roubar o seu tempo de descanso.
Da mesma forma, não ter um limite de tempo bem estabelecido pode fazer com que você acabe caindo na procrastinação. O que, de qualquer forma, atrapalha a vida pessoal e profissional.
Esclarecer o seu horário de trabalho para os seus colegas, chefe e/ou clientes também é fundamental. Infelizmente, na hora de equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto, muitas pessoas se esquecem de que elas não precisam atender os clientes fora do horário de trabalho.
Claro que há casos que podemos responder algo rápido e simples. Mas ficar resolvendo problemas fora do horário de trabalho apenas irá desgastar a sua saúde mental. Cuidado!
Assim como todos os seus clientes e colegas precisam saber qual é o seu horário de trabalho, a sua família também. Afinal, ela pode interromper a sua rotina de trabalho, provocando atrasos e, consequentemente, expedientes mais longos.
Eduque quem mora com você e não permita distrações e intromissões o tempo todo!
Estabelecer um espaço para trabalhar também pode ser uma boa ideia. Isso porque, na sua mente, você criará uma rotina mais adequada.
Ou seja, fará com que o seu cérebro entenda que determinado ambiente foi desenvolvido para você se concentrar e trabalhar. Como consequência, isso melhora até mesmo os seus resultados.
Entenda que ninguém é um verdadeiro robô que pode ser produtivo por horas a fio, sem parar. As pausas são essenciais para equilibrar a vida pessoal e profissional no trabalho remoto. Caso contrário, os seus momentos de descanso, almoço, relaxamento e lazer (que fazer parte da sua vida pessoal) poderão ser negligenciados.
E essas negligências podem impactar a sua saúde física, mental, emocional e até mesmo o seu relacionamento amoroso e com familiares. Portanto, nada de querer se anular em prol do trabalho, hein? Fique atento a isso!