Falar em público é uma atividade comum mas nem sempre exercida com eficiência. O desconforto pode ser ainda maior se houver insegurança quanto ao conteúdo a ser apresentado, por isso, elaborar um discurso claro e persuasivo é fundamental.
Um discurso é uma excelente forma de expressar suas habilidades de comunicação e oratória, além de ajudar a fortalecer vínculos e estimular o diálogo. Através de um planejamento bem feito é possível elaborar um enunciado com eficácia e desenvoltura.
Confira, então, um passo a passo de como fazer isso na prática!
Etapas
1. Roteiro
Primeiramente, para começar, é preciso definir o tema, a duração, o objetivo e o perfil do seu público. Em seguida, pesquise em variadas fontes e busque referências sobre o assunto.
Com esses dados em mãos, comece a estruturar sua fala dividindo-a em três tópicos principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Se possível, faça um esboço reunindo todas as informações que achou relevante.
2. Ensaio
Reserve tempo para escrever, revisar e praticar a sua fala com antecedência. Isso vai te ajudar a se familiarizar com o texto e identificar erros ou outros aspectos que precisem de melhora.
Nos ensaios, aproveite para calcular a duração e garantir que seu discurso esteja dentro do tempo. Se possível, apresente seu texto para outras pessoas. Uma visão externa pode ajudar a aprimorar o conteúdo.
Além disso, dedique também alguns minutos para uma revisão final do seu texto.
3. Linguagem Corporal
A comunicação ocorre não só por meio da fala, mas também por meio do nosso corpo. Por isso, um bom discurso depende de fatores como voz, tom e volume adequados. Além disso, gestos moderados e uma boa postura fazem toda a diferença.
O contato visual e as expressões faciais são outros aspectos que facilitam uma boa interação com a plateia.
Uma boa oratória é resultado da harmonia entre esses requisitos.
Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário.