Desfazer uma imagem profissional negativa requer muita dedicação e força de vontade.
Primeiro porque pode ser desgastante descobrir que a imagem que temos é negativa. Segundo porque, infelizmente, aquela ideia de “primeira impressão” ainda é levada muito a sério.
Para lhe ajudar nesse sentido, fizemos este conteúdo com algumas considerações que podem servir de alicerce nessa trajetória de desfazer a imagem negativa. Acompanhe e fique por dentro!
É importante termos em mente que não existe uma receita de como desfazer uma imagem profissional negativa.
Porém, o primeiro passo é aceitar a situação e viver o seu “luto”. Ninguém gosta de perceber que é visto como um profissional ruim, por isso, tire um tempo para refrescar a mente.
Depois disso, comece a agir em prol do seu posicionamento dentro da empresa. Veja as considerações que trouxemos:
Seja para os seus gestores ou para a sua equipe de trabalho, saiba assumir e reconhecer a situação.
Deixe claro que você percebeu que a sua imagem está prejudicada, e reconheça os potenciais erros que você possa ter cometido.
Não precisa se fazer de vítima, claro, mas pode ser válido dizer que sente muito pelos tropeços e que quer seguir adiante de um modo mais positivo.
Para desfazer uma imagem profissional negativa comece a pedir feedbacks. Isso vale tanto para os seus gestores, quanto para os seus colegas de trabalho.
Assim você vai ouvindo as críticas construtivas e poderá usá-las como base para as suas melhorias.
Além de pedir feedback, é claro que é importante mostrar que você está agindo.
Demonstre estar trabalhando nos pontos que foram levantados e, caso não seja possível “mostrar” o feito, deixe isso claro aos outros, quando vocês conversarem novamente.
Encontre formas de aprimorar as suas habilidades e invista nelas.
Vale fazer cursos, treinamentos, terapia, enfim! Pense em alternativas que ajudem a desfazer uma imagem profissional negativa.
Além de pensar em formas de como desfazer uma imagem profissional negativa, pense também em maneiras de cultivar uma imagem mais positiva.
Isso quer dizer que você não deve apenas querer “limpar a barra”, mas sim, “mantê-la limpa”.
Por exemplo, se você sempre chegou atrasado, não adianta só pedir desculpas. É preciso atitude: parando de se atrasar. 😉
Para desfazer uma imagem profissional negativa também é fundamental exercitar a paciência.
Não há como desfazer esse tipo de imagem da noite para o dia. Esteja ciente disso.
Por isso, vá dando um passo de cada vez e construindo uma nova imagem sobre você. Aos poucos as coisas voltam aos eixos, desde que você se comprometa com isso, é claro.
Comece, portanto, a dar passos rumo à sua imagem profissional qualificada!