Desenvolver a empatia é de suma importância para ter uma vida mais equilibrada e feliz. Como vivemos em sociedade, estamos constantemente nos relacionando com outras pessoas.
Essas relações podem acontecer no trabalho, na faculdade e no dia a dia, em casa. Saber ser empático, no entanto, pode impactar diretamente na qualidade destas relações.
Pensando nisso, trouxemos dicas que podem lhe ajudar a desenvolver a sua empatia para ter conexões mais positivas e saudáveis. Acompanhe para saber mais.
Para desenvolver a empatia é preciso, antes de qualquer coisa, estar disposto a isso, como algo que você realmente quer. Em outras palavras, querer desenvolver o seu lado empático para “parecer” uma pessoa melhor, não é um caminho promissor. Lembre-se, as relações precisam ser genuínas, e não baseadas em manipulação ou “segundas intenções”.
Portanto, siga as nossas dicas abaixo se você estiver disposto a ser alguém melhor dentro das suas relações, e não alguém meramente “querido”.
Através da leitura, especialmente de estórias, você consegue desenvolver a sua empatia de diversas maneiras. Primeiro porque você conseguirá ver pelos olhos do autor, diversas cenas e acontecimentos; segundo porque os próprios personagens, através de suas ações, poderão lhe apresentar caminhos interessantes e reflexões acerca dos relacionamentos humanos.
Por isso, regra número 1: ler mais é muito importante.
Quando você estiver perto de alguém, mesmo sem conversar, observe o comportamento dessa pessoa. Analise as suas expressões, seus gestos e sua linguagem corporal. Aprender sobre as outras pessoas é de suma importância para desenvolver a empatia.
Muitas vezes, em meio às conversas cotidianas, não prestamos tanta atenção em todas as palavras que são ditas pelo outro. Agimos de um modo que faz com que a nossa mente foque no essencial. Porém, nesse tipo de escuta, muitas vezes, deixamos muita coisa passar despercebido. Por isso, procure prestar mais atenção em cada palavra dita pelo outro.
A partir disso você conseguirá visualizar melhor o que o outro quer lhe dizer, compreenderá mais informações sobre ele e crescerá com a troca de experiências.
O piloto automático é um verdadeiro vilão do processo de desenvolver a empatia. Afinal, a partir dele nós damos respostas genéricas para perguntas que não prestamos atenção, e simplesmente agimos de uma maneira impensada, sem considerar o quanto a nossa atitude vai impactar na vida do outro.
Sendo assim, comece a observar mais as suas ações e fuja de respostas prontas e atitudes automáticas. Isso fará toda a diferença em suas relações.
Cuidado com os julgamentos! Muitas vezes julgamos sem nem nos darmos conta do quanto estamos “apontando o dedo” para o outro. Além disso, lembre-se que quando falamos de outra pessoa, estamos falando mais de nós mesmos do que dela.
Portanto, nada de julgamentos e, quando isso acontecer, respire fundo e retome o controle dos seus pensamentos, não se deixando levar pelos seus julgamentos e preconceitos internos.