Como denunciar fraudes no auxílio emergencial? - Notícias Concursos

Como denunciar fraudes no auxílio emergencial?

A CGU encontrou mais de 160 mil possíveis irregularidades

Foram encontradas mais de 160 mil possíveis irregularidades no pagamento do auxílio emergencial. Essas possíveis irregularidades foram encontradas pela Controladoria-Geral da União (CGU). Há criminosos utilizando o CPF de outras pessoas para fazer o cadastro e receber o auxílio de R$ 600.

Entre as vítimas de fraudes há nomes famosos, como o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, o jogador Neymar e Vinicius Bonemer, filho de William Bonner e Fátima Bernardes. Eles tiveram os dados usados para criminosos fazerem cadastro e terem acesso ao benefício.

William Bonner postou no Twitter que seu filho foi vítima de fraude e que o nome e CPF dele têm sido alvo de ações de estelionatários há três anos. Luciano Hang reportou o crime à Polícia Federal e pediu condenação dos criminosos. E a assessoria de Neymar afirmou que o cadastro não foi feito pelo jogador.

Como denunciar fraudes?

Para checar o cadastro, entre no site da Dataprev. Informe nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe.

Se a resposta é “Requerimento não encontrado”, o CPF consultado não tem pedidos realizados. Se a resposta for “Em processamento, foi aprovado, não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos”, foi feito cadastro utilizando o CPF pesquisado.

Se a resposta for “Benefício em processamento”, o CPF foi usado e o pedido está em análise. Se aparecer “Aprovado”, o benefício foi liberado e será pago na data correspondente do calendário oficial na conta indicada no cadastro. Se as respostas forem “Não aprovado, requerimento retido ou dados inconclusivos”, foi feito o pedido, mas a Dataprev encontrou inconsistências ou irregularidades.

No caso de fraude detectada, ela deve ser denunciada pelos telefones 121 ou 0800-707-2003. Também é possível fazer a denúncia em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?