Lagartas, pulgões, formigas, ácaros, caramujos, lesmas. Enfim, muitas são as pragas que assolam as plantações. Esses pequenos animais são o terror dos jardineiros e dos agricultores.
Então, se você tem hortas e jardins na sua casa, com certeza já passou por alguma situação envolvendo esses insetos. Por isso, hoje você aprenderá a deixar suas plantas livres das cochonilhas com truques bastante simples. Confira.
Esse pequeno inseto mede de 3 até no máximo 5 milímetros. Contudo, mesmo com seu tamanho, ele não é inofensivo. Afinal, esse animalzinho é o responsável por grandes danos em plantações e jardins.
Ademais, eles podem vir em diversas colorações. Fator que pode dificultar na hora de identificar a praga, entretanto a sua cor mais comum é a branca.
O parasita costuma se acomodar nos caules das plantas ou nas folhas. A partir disso, ele começa a sugar seus nutrientes. Consequentemente, deixa seu hospedeiro fraco e debilitado.
Além disso, a cochonilha libera uma substância pegajosa com aroma e sabor doce. Este artefato dificulta a fotossíntese da planta. Ainda, atrai insetos para o elemento adocicado, o que pode causar infestações de outras pragas.
Essa substância também deixa nas folhas e caules um aspecto liso e encerado, o que pode ser um sinal para identificar o animal. Enquanto, na planta costumam aparecer manchas nas folhas. Ademais, a muda pode começar a murchar, secar e até mesmo morrer, devido à deficiência dos nutrientes.
Por sorte, existem diversas soluções para manter suas plantas livres das cochonilhas. E melhor: são bem simples de se fazer em casa.
Você já conheceu um pouco como esse inseto ataca. Por isso, agora você irá aprender a expulsá-lo de suas plantas usando esses métodos.
Bom, o truque mais conhecido pelos jardineiros para deixar as plantas livres das cochonilhas é a solução de fumo. Todavia, você pode fazer a retirada manualmente se o caso não for tão grave. Confira os métodos:
Esse item é fácil de encontrar em lojas de jardinagem, já que seu uso é bem comum para esse fim.
Para o preparo, você vai precisar de 100 gramas de fumo, 500 ml de água, e 500 ml de álcool. Em seguida, basta misturar os itens e deixar descansar de 15 minutos a meia hora. Por fim, basta aplicar sobre a planta afetada com um borrifador.
Para ter uma ação mais potente, experimente misturar um pouco de sabão neutro diluído na solução. Aliás, ao aplicar na cochonilha, saiba que causará a morte dela devido à falta de oxigênio. Isso ocorre, pois a substância cria uma película que impede a entrada de ar. Desse modo, deixando as plantas livres das cochonilhas.
É importante salientar: aplique a solução apenas nas horas mais frias do dia, como de manhã cedo e ao fim da tarde.
Quando a infestação não é tão intensa e o inseto está visivelmente apenas em um local, deixar as plantas livres das cochonilhas pode ser mais simples.
Utilize uma escova macia ou uma esponja, e também, sabão neutro e água. Logo após, limpe as folhas e o caule da planta, atentando-se para não deixar nenhum parasita para trás.
Manter plantas livres das cochonilhas e outros parasitas preventivamente, é sempre a melhor opção para evitar sustos e estragos na sua plantação.
Para evitar infestação dessas pragas ou de qualquer outro inseto, mantenha a planta acometida separada das demais plantas. Além disso, faça a poda nas folhas que foram infectadas. Se necessário, retire até mais partes para evitar que algum deles tenha sobrevivido.
Além disso, certifique-se que suas plantas estão tomando a quantidade de sol e ar necessárias e analise se o solo está próprio para o plantio. Pois, a falta de regulagem desses itens pode enfraquecer a sua muda. Assim, facilitando o ataque dos parasitas.
Junto a isso, realize uma verificação constante em todas as plantas para garantir que não tenha nenhum desses parasitas. Por fim, aplique esporadicamente a solução de fumo para evitar que os insetos voltem a aparecer.
Suas plantas já tiveram algum parasita? Pois, essas dicas garantirão suas plantas livres das cochonilhas e de outros animais. Por isso, se alguma delas estiver acometida, comece agora mesmo o processo para afastar esses insetos tão inconvenientes. Então, não se esqueça de curtir e compartilhar o artigo.