Dicas Incríveis

Como deixar panos de prato e toalhas sempre brancos

Os panos de prato e as toalhas brancas são lindos, mas deixá-los sempre brancos não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando acontece de manchar por alguma substância que é dificilmente removida. Mas essa tarefa não é impossível! Veja aqui como deixar panos de prato e toalha sempre brancos.

A higienização destes objetos deve ser feitas da forma correta. Principalmente porque são utilizados no momento de preparação dos alimentos. Com isso, é de fundamental importância que o cozimento dos alimentos sejam feitos com materiais limpos.

Caso o pano de prato não seja higienizado da forma correta, ele pode deixar de ser um material indispensável na cozinha para se tornar uma fonte de bactérias. Então, se você deseja saber como deixar panos de prato e toalhas sempre brancos, leia este post até o final e descubra como manter esse material tão importante impecável.

Como deixar panos de prato e toalhas sempre brancos. Foto: Canva Pro

Como deixar panos de prato e toalhas sempre brancos

Caso seu pano de prato esteja encardido ou amarelado, deixá-lo de molho em uma mistura poderosa pode ser suficiente. Portanto, para preparar essa mistura você precisará de água, água sanitária e sabão em pó. Certamente você já possui todos esses itens em casa.

Contudo, não se esqueça de aplicar a água sanitária apenas em panos brancos. Pois, a aplicação nos tecidos coloridos podem desbotar ou até manchar a cor. Outra dica é esfregar o pano com sabão de coco antes de colocá-lo nessa mistura. Assim, deixe-o de molho por pelo menos 6 horas, em seguida esfregue novamente e enxágue.

Pano com outras manchas

Se o seu pano de prato ou toalha possui outras manchas, você pode realizar a aplicação de detergente de lavar louças ou água oxigenada 10 volumes. Mas, lembre-se: essa aplicação deve ser feita quando o pano ainda estiver seco, não molhe antes.

Em seguida, esfregue e deixe o produto agir por aproximadamente duas horas, dentro de um recipiente com água e sabão em pó. Após esse tempo, esfregue novamente e enxague bem.

Como lavar pano de prato engordurado

Na cozinha é muito comum que o pano de prato fique engordurado, afinal, é o local em que lidamos com frituras o tempo todo. Para isso, existe uma receita infalível na remoção de gorduras que é feita em apenas alguns minutos.

Além da gordura, essa mistura remove também o bolor. Então, apresentaremos não apenas uma, mas três receitas. Portanto, você deve ferver o pano por 10 minutos em ambas as misturas.

A primeira delas é a mistura de água, sabão em pó e bicarbonato de sódio. A segunda opção é a água com rodelas de limão. Enquanto, a terceira alternativa é a água com bicarbonato de sódio e sal de cozinha.

Mistura para remover o bolor

Como às vezes o pano de prato acaba ficando úmido, ele é acometido pelo bolor. Mas com essa dica você conseguirá removê-lo. Para isso, basta esfregar as manchas com um sabão de coco. Em seguida colocar o pano ainda encharcado com água e sabão dentro de um saco plástico transparente.

Em seguida, amarre o saco e coloque-o sob um feixe de sol. Deixe o saco molhado por algumas horas e termine enxaguando os panos. Logo, se você desejar complementar o processo, basta deixar o pano de molho em uma mistura de água, sabão em pó e cloro. Por fim, deixe secar no sol.

Conservar os panos de prato e toalha sempre brancos

Agora é preciso também aprender a deixar os panos novos sempre branquinhos. Assim, aprendendo desde o início, você não passa por transtornos futuros. Então, existe uma técnica para conservar os panos sempre branquinhos sem que seja necessário ficar esfregando a cada manchinha.

Para isso, basta molhar o pano e esfregar com sabão de coco. Ainda com o pano molhado com essa mistura, coloque-o em um saco plástico e amasse para que todo o ar saia. Em seguida, coloque no micro-ondas por cerca de um minuto e meio. Não deixe de tomar cuidado na hora de retirar o pano do saco, pois estará quente.

Agora, basta enxaguar o pano para remover o sabão e estender.

Se você realiza frituras diariamente é necessário trocar o pano todos os dias, assim não se acumula sujeira nem microrganismos. Mas se você não utiliza a cozinha sempre, realize a troca a cada dois dias.