Montar um jardim de inverno é a melhor forma de trazer a natureza para dentro de casa e criar uma atmosfera de calma, paz e tranquilidade. Como um lugar tranquilo para refletir no conforto de sua própria casa, apenas encher a área com vasos e plantas não será suficiente. Por isso que hoje, indicaremos como decorar um jardim de inverno.
O planejamento cuidadoso é essencial para garantir a saúde e vitalidade das plantas e criar uma atmosfera convidativa. Assim, apresentamos dicas abaixo para aprender como configurar um jardim de inverno básico.
O que exatamente, é um jardim de inverno?
Como nós, brasileiros, estamos habituados ao calor na maior parte do ano, o conceito pode soar estranho. Você já pensou no que exatamente um “jardim de inverno” significa para você?
No entanto, nem todas as nações, mesmo no hemisfério norte, onde a Europa está localizada, têm acesso a essa vantagem. E temperaturas abaixo de zero são fáceis de gravar lá porque o sol não se põe com tanta frequência.
Uma maneira de escapar da escuridão e do frio de fora de casa, era trazer o ar livre para dentro.
Assim nasceu a ideia de jardim de inverno. Ou seja, um lugar onde plantas tenras podem ser cultivadas em casa sem medo de geada. No entanto, esse conceito é tão sólido que acabou se espalhando pelo mundo, inclusive para o Brasil.
A grande maioria das pessoas agora reside em prédios de apartamentos ou casas sem quintal, esse conceito se tornou mais relevante do que nunca. Pois torna a jardinagem de inverno uma ótima maneira de se conectar com a natureza sem ter que sair de casa.
Como decorar um jardim de inverno?
Apesar de que a ideia de jardim de inverno remeter a muitos vasos e plantas, não é só de plantas que o jardim de inverno pode ser decorado. Pode haver muitas outras decorações que podem fazer o jardim de inverno um lugar muito acolhedor.
Assim, indicamos, algumas possibilidades de decoração para o jardim de inverno:
Plantas próprias para este local
As plantas próprias para este local, vão depender muito da incidência de luz natural no ambiente.
Se o ambiente for um local claro, mas sem incidência de luz solar, existem muitas opções de plantas que podem ser utilizadas como: lírios da paz, espadas de São Jorge, zamioculcas, dracenas, begônias, orquídeas, bromélias, dinheiro em penca, fícus, bambu, comigo ninguém pode, dólar, entre outras.
Se o seu jardim tiver incidência de luz solar direta, é possível também incluir: ervas aromáticas, lavanda, cactos, suculentas e árvores de frutas (amora, jabuticaba e goiaba).
Fontes de água
Há poucas coisas que combinam melhor com um jardim de inverno básico do que com uma fonte de água. Ela cria uma atmosfera de calma e serenidade juntamente com as plantas. Por isso, escolha colocar dinheiro em uma variedade de fontes de tamanhos e formas diferentes, dependendo do espaço disponível no seu orçamento.
Cristais
Você também pode usar cristais para enfeitar seu jardim de inverno básico, por adicionarem beleza e vibração incríveis a qualquer ambiente que enfeitam.
Assim, é possível utilizar cristais com formatos diferenciados de ametista, citrino e quartzo, que espalham brilho e uma leveza de detalhes incríveis.
Pedras pequenas
As pedras pequenas podem ter diferentes origens, como as de rio, a branca ou colorida, utilizadas para fazer caminhos entre a plantação, além poder ser usada para revestir o chão de todo o jardim.
Luminárias
Se você quer garantir um efeito especial à noite em seu jardim de inverno, as estruturas iluminadas são um ótimo complemento para o design. Para tanto, podem ser utilizados acessórios como lavadores de parede, holofotes e projetores de chão são uma aposta segura.
Usar as luminárias como opção para iluminar o jardim, deixa o ambiente mais aconchegante e bonito à noite.
Móveis de madeira
Utilizar móveis de madeira, como mesas laterais e centrais, são investimentos que valem a pena para quem tem um jardim de inverno um pouco maior. Estes complementos garantem maior conforto e permitem admirar o jardim.
Estátuas
Você pode usar estátuas se quiser fazer um jardim de inverno minimalista com um toque zen e oriental. Elas podem ser tão grande ou tão pequenas quanto você quer que eles sejam. Assim, melhora a estética do jardim e transmite um clima de tranquilidade.
Sofás e futons
Nada melhor do que alguns futons e alguns sofás para descontrair e relaxar, concorda? É possível utilizar peças desse tipo para garantir a finalização do seu jardim de inverno, além de possibilitar um ambiente aconchegante.