Como criar equipes produtivas
Como motivar seus colaboradores
Para criar uma equipe produtiva que valorize a qualidade de vida do profissional utiliza-se muito o plano de valorização do colaborador.
Há muito tempo que os colaboradores não são mais vistos somente como um funcionário que chegam no horário, fazem suas obrigações e vão embora.
Hoje ele é visto como parceiro, como parte importante e que deve ser reconhecido dentro da empresa.
Sendo assim, equipes engajadas, possuem profissionais que têm metas negociadas e compartilhadas, e comprometimento com a visão e missão da empresa.
Montando uma equipe produtiva
Estudos indicam que é preciso haver um equilíbrio entre os funcionários introvertidos e extrovertidos, uma vez que os introvertidos as vezes pensam mais para tomar alguma atitude e o extrovertidos expressam suas habilidades mais facilmente.
Porém, ambos possuem qualidades essenciais para o trabalho.
Vivemos uma era de grandes transformações onde líderes são considerados os verdadeiros chefes. Líder sabe como conversar, entender e ouvir o colaborador. O chefe chega, senta da a ordem e espera o resultado.
E equipes que possuem pessoas que sabem dar opinião e tomar decisões se tornam mais eficientes.
E o líder é responsável por cobrar transparência, cooperação e ética na obtenção dos resultados. A equipe precisa ter a mesma visão do dono do negócio.
Organizando as tarefas e quem realizará
Para realizar qualquer tarefa dentro da empresa, deve-se pensar quem irá realizar cada uma delas. Leve em consideração as qualidades que a pessoa precisa ter para desenvolver, e o tempo disponível para isso.
Caso esteja sobrecarregando algumas pessoas, e deixando outras com menos tarefas, é hora de rever uma reciclagem para esses eles através de treinamentos de colaboradores, ou uma mudança de setor. Porque certamente ele não está atendendo suas expectativas.
E essa é uma tarefa para o gestor, pois ele é o responsável em alcançar os resultados esperados, e conta com a ajuda da equipe.
Motivação e dedicação dos colaboradores nas suas funções
O investimento na capacitação e desenvolvimento dos seus funcionários é de extrema importância para qualquer organização. Podendo ser realizado através de cursos, palestras e treinamentos.
Além de treinar os colaboradores, ainda os tornam mais motivados e dedicados a suas tarefas, realizando com mais empenho e se tornando mais produtivos. Desenvolvendo assim um fluxo de trabalho mais eficiente, aproximando as empresas dos resultados esperados.
Uma equipe sem motivação, não trás resultados, gera um clima ruim na empresa, acarretando uma série de problemas internos. Sem contar que a produtividade cai, e as metas não são alcançadas.
E você que tipo de equipe deseja para sua empresa?