Todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são identificados por um código de segurado, o qual é enviado junto a carta de concessão. Apesar de a consulta dos benefícios do INSS ser feita pelo código, em algumas situações o segurado pode fazer o acompanhamento utilizando o CPF.
O benefício pode ser consultado de três formas pelo CPF:
Através do Meu INSS, vários serviços gratuitos são oferecidos. Através do portal, aposentados, pensionistas e não-segurados conseguem conferir suas informações previdenciárias, consultar benefícios e realizar agendamentos e solicitações.
Para fazer a consulta, o segurado deve fazer login por meio de uma conta de acesso único do governo. Caso seja o primeiro acesso, o usuário deverá confirmar algumas informações cadastrais.
Ao fazer o login, o usuário deve acessar o “meu benefício”, na tela inicial. Caso obtenha mais de um benefício vinculado ao CPF, o segurado passará pelo mesmo processo para consultar.
Vale lembrar que cada benefício tem um número único.
Através do atendimento na Central Telefônica do INSS no número 135, o beneficiário também consegue realizar suas consultas.
Durante o atendimento, o segurado deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais.
As ligações não têm custo. O atendimento está disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.
O site é uma opção para aqueles que desejam consultar o benefício do INSS. Para consultar, o usuário deve clicar na guia INSS, em seguida escolher a opção “Consulta de situação de benefício”. Após ter acessado, o usuário deve clicar em “ Acompanhar pedido” e a página será redirecionada para o Meu INSS.
Para as pessoas que não possuem o número do NIS, o acompanhamento do processo de concessão do benefício pode ser feito através do CPF.