O abono salarial PIS/Pasep é um benefício concedido anualmente pelo Governo Federal aos trabalhadores formais. O valor distribuído varia de acordo com o período em que o cidadão exerceu atividade com carteira assinada no ano-base, ou seja, conforme os meses trabalhados.
Portanto, quem trabalhou ao menos 30 dias no ano-base, terá direito ao pagamento mínimo do benefício. Já quem trabalhou durante os 12 meses do ano, receberá o valor teto do abono, o qual equivale a um piso nacional (R$ 1.100 atualmente).
No entanto, para que o trabalhador receba o benefício, ele deve contemplar algumas condições. Sendo assim, confira quais requisitos devem ser preenchidos para receber o abono salarial:
O acesso ao abono salarial para os trabalhadores da iniciativa privada é realizado por meio da Caixa Econômica Federal, gerenciadora do PIS. Já os servidores públicos, devem se direcionar ao Banco do Brasil para saber do seu Pasep.
Cabe ressaltar, que o Governo Federal suspendeu o pagamento do PIS/Pasep ano-base 2020 este ano. Os valores então, serão repassados a partir do primeiro semestre de 2022.
O trabalhador precisa saber o seu Número de Identificação Social (NIS), ou o Número de Registro do Trabalhador (NIT) para conseguir consultar o abono salarial. Caso ainda não saiba, ele pode encontra-lo na Carteira de Trabalho ou no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, ou ainda pelo Portal Meu INSS, ou pelo CNIS.
Com a numeração em mãos, basta seguir o passo a passo para consultar seu abono PIS/Pasep pela internet: