Sabemos que no Marketing Digital é preciso atender a necessidade da persona, bem como já falamos sobre a diferença entre público-alvo e persona.
Assim sendo, vamos falar um pouco mais sobre como direcionar seu conteúdo para a persona.
Anteriormente falamos sobre algumas análises básicas para direcionar seu conteúdo de forma orgânica e interessante para a persona.
Entretanto, há mais pontos que devem ser considerados.
Quando realizar uma descrição voltada para a persona, precisa adequar essa descrição a três pilares básicos:
Sendo assim, exemplificando que a persona do seu negócio seja jovem, sabemos que dificilmente será atraída por conteúdos extensos e descrições metódicas.
O público da internet normalmente não lê artigos com conteúdos que parecem acadêmicos. Sabemos que esse comportamento alterou as regras do SEO.
Sendo assim, quando for descrever uma informação, deixe-a sucinta e objetiva.
O marketing de conteúdo é estratégico, porém funciona se for orgânico. Sendo assim, só será orgânico e estratégico se for relevante para a persona.
Por isso, não adianta como estratégia de marketing gerar conteúdos extensos onde o assunto se perde.
Do mesmo modo que não resolve contar uma história aleatória na tentativa de explicar algo.
A objetividade é o conteúdo voltado para a persona, não fuja do assunto.
A persona não lê conteúdos que precisam ser adivinhados e não interpretados. Não adianta descrever figuras de linguagem, seja objetivo no seu conteúdo.
A persona não entende o que você quis dizer, ela vai entender o que está dito.
Por exemplo, ao invés de dizer:
Exercício físico libera dopamina.
Diga:
Caminhar diariamente te dá à sensação de bem-estar.
Entende a diferença? A persona quer saber o que precisa para ter o resultado, e assim o seu objetivo de atender a necessidade da persona é alcançado.
Atender a necessidade da persona é um dos caminhos para seu sucesso!