Assumir erros no trabalho garante uma atmosfera mais harmoniosa nos escritórios e corporações. Isso se deve ao fato de que, ao assumir um erro, você admite as suas ações, aprendendo com elas e buscando novas formas de lidar com o ocorrido.
Porém, muitas pessoas podem sentir medo de assumir determinados erros. E é com relação a eles que discutimos neste conteúdo. Acompanhe e veja como vencer esse receio na hora de assumir os seus equívocos no trabalho.
Antes de qualquer aprofundamento no tema, é importante pincelarmos que erros sempre vão acontecer. Ninguém está “a salvo” de tropeçar ou cometer algum equívoco. Seja no trabalho, ou na vida pessoal.
Portanto, o primeiro passo para assumir erros com mais clareza e coesão é aceitando que nós, seres humanos, somos imperfeitos. E por sermos imperfeitos, muitas vezes a aprendizagem virá a partir de um erro.
Dessa maneira, não seja uma pessoa autocrítica demais. Comece a compreender os benefícios por trás dos erros cotidianos. Acredite, essa mudança de perspectiva fará com que você tenha um dia a dia muito mais leve.
Além disso, veja também outras dicas que podem ajudar:
Não fique tentando “acobertar” o erro. Admitir o equívoco, o quanto antes, é muito melhor do que ficar repetindo o erro em sua mente, em forma de uma verdadeira tortura psicológica.
Imagine que o seu erro é como aquele curativo autoadesivo que aplicamos sobre a pele: Quanto mais rápido o puxamos, menos tempo sentimos “a dor”. E o mesmo vale na hora de assumir erros.
Quanto antes você conversar com o seu chefe sobre a situação, mais rápido você viverá as consequências; as aprendizagens e encontrará soluções para o ocorrido.
E por falar em soluções, você pode tirar alguns instantes, antes de assumir erros, para planejar estratégias de resolução de problemas. Assim, ao apresentar o equívoco ocorrido, você também já traz junto algumas possibilidades de reverter ou mudar a situação.
Dessa maneira você demonstra estar pronto para encontrar caminhos mais promissores, melhorando os resultados e diminuindo quaisquer impactos negativos.
Entender a gravidade da situação também é importante. Às vezes acreditamos que assumir erros é difícil porque os equívocos são “imperdoáveis”, embora não sejam. Pensar de maneira racional, neste sentido, vai lhe ajudar a assumir com mais assertividade.
Portanto, reflita sobre a gravidade do erro; entenda as consequências que ele pode gerar para a empresa; saiba qual é a política da empresa com relação ao tipo de erro cometido; e assim por diante.
Além disso, procure sempre extrair alguma aprendizagem através do ocorrido. Por exemplo, se o erro aconteceu por falta de habilidade sobre algo, então talvez seja hora de investir em algum curso, não é mesmo?
Por fim, pratique a autorresponsabilidade. Compreenda qual é a sua responsabilidade diante do ocorrido e jamais fique tentando justificar, especialmente culpabilizando outra pessoa. Além de ser “feio”, é uma atitude que prejudica mais a você do que o outro que você está acusando.
Assumir erros pode ser difícil, mas é fundamental para que possamos crescer na vida. Pense sobre isso.